i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Infraestrutura

Intervalo para grandes obras

  • PorGuilherme Voitch
  • 01/01/2009 21:03
Vedete de 2008, a Linha Verde deve ser totalmente concluída em 2010 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Vedete de 2008, a Linha Verde deve ser totalmente concluída em 2010| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Assim como o jogo de futebol tem seus 45 minutos iniciais separados do tempo final por um período de descanso, as principais obras de Curitiba ficam esperando 2010 para entrar novamente em campo. Este será o ano do intervalo para a infraestrutura e o planejamento urbano da capital. A primeira fase da Linha Verde, inicialmente programada para estar pronta em outubro de 2008, será entregue nos acréscimos, em março de 2009. A primeira parte da Linha Verde se estende por 9,4 quilômetros e vai do Pinheirinho até o Jardim Botânico. A segunda parte, a chamada Linha Norte, que irá do Jardim Botânico até o Atuba deve ser licitada apenas no segundo semestre deste ano. A construção das seis estações (Jardim Botânico, Tarumã, Vila Olímpica, Fagundes Varela, Solar e Atuba) em um trecho de 7,5 Km fica para 2010.

O curitibano também só deve começar a ver obras do metrô em 2010. "Para 2009, devemos ter definições de financiamento e parceiros com a PPP’s", explica o presidente do IPPUC, Augusto Canto Neto.

Com os dois grandes projetos estruturais da cidade ainda no papel, ganham destaque algumas obras pontuais. Em 2009, deve ser construído um novo terminal de ônibus na cidade: o CIC/Sul, que irá receber linhas que atualmente passam pelo Capão Raso e Pinheirinho como o Jardim Ludovica, Jardim da Ordem e Pompéia. Também estão previstas obras de revitalização do Terminal do Capão da Imbuia.

Paraná

No âmbito estadual, também devem ser anunciadas novidades. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) deve licitar e iniciar a construção de 200 parques municipais em 2009. "São obras que vão representar ganhos urbanísticos e ambientais para os municípios", explica o secretário Luiz Forte Netto. A secretaria também planeja comprar 1,4 mil ônibus escolares até o fim do ano que vem. Os ônibus serão repassados aos municípios paranaenses.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.