Decisão foi tomada após abaixo-assinado| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Questionamento

Senador pede que MP investigue subsídio ao transporte coletivo

O senador Roberto Requião (PMDB) questionou a legalidade do subsídio de R$ 60 milhões dado pelo governo do Paraná ao sistema de transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana no ano passado. Para Requião, deveria haver uma auditoria para averiguar o real valor da tarifa. O senador encaminhou um pedido de providências para o Ministério Público do Paraná, no qual pede uma averiguação da regularidade da questão. "A concessão de subsídio a um único município se mostra, em uma primeira análise, algo estranho ao atendimento do interesse público, uma vez que preteriu todos os demais municípios do ente federado", diz o requerimento. Curitiba já oficializou um pedido de manutenção do subsídio, que seria encerrado em maio. Outras cidades, como Londrina, também manifestaram interesse em obter a ajuda do estado.

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Interatividade

O ganho para o transporte público justifica as alterações propostas para a Praça do Japão?

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O projeto que prevê a implantação de um contorno na Praça do Japão, no bairro Água Verde, para a passagem do ônibus Ligeirão Norte ficará congelado até que seja feita uma análise conjunta da proposta por técnicos da prefeitura e representantes da comunidade local. A decisão foi comunicada pelo secretário municipal de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante, em reunião na manhã de ontem com aproximadamente 70 moradores do entorno da praça e representantes da Associação de Pais e Mestres do Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus.

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Também participaram do encontro o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), e o diretor de Transportes da Urbs, Antonio Carlos Araujo. Segundo Ferrante, o desalinhamento e a ampliação das estações-tubo na Avenida Sete de Setembro continuam, mas a implantação da faixa especial para o acesso do ônibus e a abertura do trecho final da praça para a passagem do Ligeirão ainda serão discutidos com a população.

"Vamos abrir uma conversa com a equipe técnica do Ippuc, da Urbs e a comissão de moradores para encontrar outra opção, sem intervenções na praça, mas o projeto continua e pretendemos entregar o Ligeirão em tempo hábil para a população", afirma Ferrante. A decisão foi tomada depois que os moradores organizaram um abaixo-assinado e fixaram faixas de protesto para impedir as obras de implantação do Ligeirão na praça. A principal reivindicação é a preservação das características originais do local.

O Ligeirão Norte é o terceiro a ser implantado na capital e liga o Terminal do Santa Cândida à Praça do Japão com oito paradas, em uma viagem que dura 25 minutos, 15 a menos do que a do biarticulado.