• Carregando...

Pelo menos 38 pessoas que almoçaram no Restaurante Ancoradouro, no bairro Água Verde, em Curitiba, no último domingo, passaram mal ao longo desta semana, com forte diarréia e vômitos. Diagnóstico: intoxicação alimentar, causada provavelmente pela bactéria salmonella, que estaria presente no ovo usado no molho tártaro da casa. É o primeiro caso de contaminação registrado no tradicional restaurante, conhecido pela qualidade dos seus frutos do mar.

"Ficamos profundamente consternados. Estamos há 12 anos no mercado, sempre com o alvará sanitário em dia, participamos de programas de alimentação saudável e agora acontece essa fatalidade", comentou o proprietário do restaurante, Milton Rech. Segundo ele, imediatamente após o ocorrido, foi chamada a Vigilância Sanitária, que fez um mapeamento para detectar onde estava o problema.

"A conclusão foi de que teria sido mesmo o ovo que vai no molho tártaro. Às vezes essa bactéria se aloja em rachaduras minúsculas da casca e não há como percebê-la." Quando o ovo é quebrado, o microorganismo entra em contato com o prato que está sendo preparado e pode contaminá-lo se ele for feito à base de ovos crus, como a maionese e o molho tártaro.

Rech disse ainda que, assim que percebeu que havia algum problema – duas sobrinhas e um tio dele também passaram mal – , entrou em contato com clientes para orientá-los a buscar tratamento. "Nossa maior preocupação foi salvaguardar nossos clientes", explicou.

Para evitar novos casos de contaminação, ele acredita que a única solução seria não usar mais ovos. "O pior é que todo mundo adora o nosso molho tártaro. Ele sempre é feito da mesma forma, com todos os cuidados, por duas manipuladoras treinadas", contou.

Bactéria perigosa

O chefe do laboratório do Hospital Santa Cruz, doutor Roberto Dall Stella, que isolou os germes dos pacientes internados na instituição, confirmou o diagnóstico preliminar de salmonella. "Ainda não emiti o laudo, é preciso fazer mais algumas provas, mas tudo leva a crer que seja mesmo salmonella", observou. Segundo ele, essa bactéria causa uma gastroenterite bastante acentuada, que pode resultar em perfuração do intestino e septicemia (invasão e multiplicação no sangue). "Se não for tratada adequadamente, pode levar à morte", informou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]