• Carregando...
Geada no Parque Tingui em Curitiba | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Geada no Parque Tingui em Curitiba| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O inverno no Paraná terá menos dias de frio e as chuvas devem ficar acima da média histórica para o período. Isso acontece porque, neste ano, o tempo sofrerá influência do fenômeno meteorológico El Niño, no qual as águas do Oceano Pacífico sofrem aquecimento acima do comum. Mesmo assim, devem ocorrer dias de muito frio no estado, com possibilidade de temperaturas abaixo de 0ºC e formação de geada, conforme aponta o Instituto Tecnológico Simepar.

TEMPO: veja a previsão para todas as cidades do Paraná.

O meteorologista Paulo Barbieri alerta que não está descartada a hipótese de chuvas com potencial para causar transtornos aos paranaenses, assim como a registrada há duas semanas. "Temos a chegada de massas de ar frio no estado, o que traz a possibilidade de temporais com descargas atmosféricas. As temperatura devem ficar acima da média histórica, mas temos que salientar que vamos ter dias com temperaturas baixas aqui no estado, inclusive com temperaturas negativas."

O período mais chuvoso, dentro dos três meses do inverno, costuma ser o mês de setembro. Isso não deve ser diferente neste ano, segundo o Simepar. Mas, se a previsão de confirmar, o volume de precipitação nesse período será maior. Chuvas acima da casa dos 240 milímetros devem ser constatadas no Sul do Paraná. O volume deve ficar em um patamar superior a 220 milímetros nas regiões Sudoeste e Centro-Sul. Já no Litoral e no Oeste pode chover mais de 200 milímetros.

Previsão é de chuva a partir de quarta-feira

Um frente fria associada a áreas de instabilidades formadas no Paraguai e Mato Grosso do Sul deve causar chuva no estado entre terça (24) e quarta-feira (25). As temperaturas não devem variar muito, pelo menos até o fim de semana. Chove principalmente à tarde, com temporais mais fortes concentrados nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. União da Vitória, no Sul do estado, também deve ser atingida por fortes chuvas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]