• Carregando...
O avião ficou totalmente destruído; piloto morreu | Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
O avião ficou totalmente destruído; piloto morreu| Foto: Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo

A investigação sobre os motivos que levaram o monomotor Beechcraft A36 Bonanza a cair logo depois de decolar do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, não tem prazo para ser concluída. Militares do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão em Curitiba para começar a coleta de dados para a investigação.

De acordo com uma fonte da Cenipa que não quis se identificar, o grupo já vistoriou a pista do aeroporto do Bacacheri. O motor do avião deve ser enviado para uma oficina em Curitiba, que vai analisar as condições da máquina. Além disso, uma médica e uma psicóloga devem vir à capital, em data não especificada, para levantar o histórico médico e pessoal do piloto Vitor Ascânio Caldonazo, de 68 anos, que morreu no acidente. A psicóloga deve entrevistar a família e pilotos conhecidos de Caldonazzo.

A princípio, não é possível afirmar se houve falha humana ou mecânica. Segundo o militar, apenas depois de coletar todos esses dados é que será possível criar hipóteses do que ocorreu no acidente. Como o processo depende de vários fatores, e ainda há outras investigações em andamento, também não é possível estabelecer um prazo para a conclusão da investigação.

O acidente

Na manhã de quarta-feira (2), a aeronave pilotada por Caldonazo, um monomotor Beechcraft A36 Bonanza, caiu durante a decolagem sobre uma residência que ficava ao lado do aeroporto Bacacheri. O acidente ocorreu por volta das 9h30. Ninguém que estava na casa no momento da queda se feriu.

Caldonazo pilotava desde a década de 1980 e chegou a ser dono de uma escola de aviação que ainda funciona no aeroporto Bacacheri. Entre 1978 e 2000, ele foi diretor do Laboratório Frischmann Aisengart. Ele foi cremado nesta quinta-feira (3).

O internauta João Paulo Wodiani postou no YouTube um vídeo mostrando o incêndio. Confira:

Veja o local da queda do avião:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]