• Carregando...
Uma das maiores atrações turísticas, Encontro das Águas será tombado | Rickey Rogers/Reuters
Uma das maiores atrações turísticas, Encontro das Águas será tombado| Foto: Rickey Rogers/Reuters

Por mais de 10 quilômetros é possível ver as águas escuras e transparentes do Rio Negro correr ao lado das águas barrentas do Rio Solimões no Amazonas. O encontro das águas, uma das atrações da Amazônia, deve se tornar em breve um bem tombado e protegido pelo Instituto do Patri­mônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão será tomada em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que será realizada nos dias 4 e 5 de novembro no Rio de Janeiro.

Na Bacia Amazônica, esse tipo de encontro é relativamente comum, segundo o Depar­tamento de Patrimônio Ma­­terial e Fiscalização do Iphan. Ocorre sempre que um rio transparente se encontra com outro, de águas escuras, como o Tapajós e o Amazonas, em Santarém, no Pará.

O encontro do Rio Negro e Solimões, porém, é avaliado como o maior do mundo, por conta do volume e da vazão – força e grandeza que podem ser vistas de longe, desde o ponto onde as águas se encontram até a diluição total entre as duas. "Os primeiros três quilômetros são marcados por uma linha quase rígida onde, à margem direita estão as águas claras e barrentas do Solimões e à esquerda, as escuras e transparentes do Rio Negro", descreve o Iphan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]