Policiais civis prenderam, na manhã desta quinta-feira (6), a irmã e o sobrinho da empresária Clemans Abujamra, de 51 anos, encontrada morta a facadas em abril do ano passado. O corpo dela foi encontrado em um terreno baldio no bairro Batel, região nobre de Curitiba.

CARREGANDO :)

Cristiane Abujamra, 48 anos, e seu filho, Arnold Vianna, 18 anos, são acusados de ter cometido o crime e já haviam sido indiciados no inquérito policial. Eles foram presos por volta das 9h na casa onde moram, no bairro Santa Felicidade. Segundo a titular da Delegacia de Homicídios (DH), Maritza Haisi, não há evidências sobre a motivação para o crime, mas a relação entre as irmãs não era boa.

A prisão preventiva de Cristiane e Arnold aconteceu com base, entre outros elementos não divulgados pela DH, no depoimento de duas testemunhas que afirmaram ter visto Cristiane e Arnold saindo do prédio onde moravam, na Avenida Iguaçu, por volta das 5 horas da manhã do dia 29 de abril. Eles estavam com uma mala grande e pesada e seguiram até a Rua Abrão Lerner, no Batel.

Publicidade

Minutos mais tarde, mãe e filho teriam saído deste endereço e retornado para a residência deles com a mala vazia. O corpo da empresária foi encontrado por volta das 7h30 do mesmo dia no local onde os dois foram vistos pelas testemunhas.

Segundo a titular da Delegacia de Homicídios, o laudo do Instituto Médico Legal apontou que Clemans foi morta na noite do dia 27, quando desapareceu, e que os indícios demonstram que o assassinato aconteceu dentro do apartamento de Cristiane.

Na época, foi constatado que Clemans havia visitado a irmã, Cristiane Abujamra, e depois teria saído sozinha para ir a um salão de beleza. A partir daí, a mulher não foi mais vista e seu corpo só foi encontrado dois dias depois.

EUAClemans era uma empresária de 51 anos que morava nos Estados Unidos com o marido, Roberto Nanamura, mas que vinha para Curitiba com frequência para tratar de vários assuntos, inclusive sobre a possibilidade de adoção de uma criança brasileira, conforme os planos do casal.

Sua irmã Cristiane e o sobrinho também viviam nos Estados Unidos e estavam há apenas 30 dias no Brasil quando Clemans foi assassinada.

Publicidade

Durante as investigações, foi apontada como possível causa para o assassinato um conflito em torno da herança que Clemans, Cristiane e suas irmãs deveriam receber após a morte do pai, Feres Abujamra Netto, mas tal suspeita foi descartada por falta de provas.

Segundo informações da polícia, os acusados negam a autoria do crime. O advogado de defesa dos dois foi procurado na tarde desta quinta-feira, mas não foi localizado para comentar o caso.

Investigações

A prisão da irmã e do sobrinho de Clemans Abujamra acontece quatro meses depois das investigações terem sido retomadas pela Delegacia de Homicídios. O inquérito que apura a morte da empresária foi interrompido no dia 29 de julho do ano passado quando uma troca de comando na cúpula da Polícia Civil provocou a mudança de chefia na DH.

O caso, até então, estava sob a responsabilidade de Rubens Recalcatti, titular da especializada na época. A investigação foi retomada dois meses depois, quando o Ministério Público (MP) liberou a prorrogação do prazo para diligências conforme pedido da Homicídios. Quem assumiu as investigações para solucionar o caso foi o delegado Dirceu Schactae, que conduziu as ações dos policiais civis até o início desta semana, quando entrou em férias.

Publicidade