• Carregando...

Pindamonhangaba – Segundo Thereza Faria Santos, a Inhá, a irmã de criação e que cuidou de Geraldo Alckmin desde os 6 meses, o tucano nasceu para a política. Ela lembra que quando estava no primário, foi escolhido para ser o orador da turma. "O discurso caiu no chão. Geraldinho abaixou, pegou e falou tranqüilamente", conta Inhá.

Ela diz que o pai de Alckmin não foi contra a entrada do filho caçula na política, mas aconselhou o filho a pensar bem antes de aceitar o desafio. "Ele falou que se o filho quisesse ganhar dinheiro não deveria ser na política", afirma Thereza. O pai de Alckmin era funcionário público e trabalhava numa fazenda do governo paulista na cidade. "O Brasil está precisando de homem honesto e humilde. O Brasil tá precisando de uma pessoa como o Geraldinho", diz Inhá.

"Se a gente fosse confiar nas pesquisas, ele (Alckmin) não estaria no segundo turno", afirma a professora Maria Aparecida Penteado Alckmin Morgado, a Mimi, uma das irmãs de Geraldo Alckmin.

Geraldinho perdeu a mãe cedo, aos 10 anos. Ela o chamava de palhacinho da mamãe. "A mãe chamava ele de palhacinho da mamãe. As irmãs não conseguiam repetir o apelido e começaram a chamá-lo de Paial. Pegou", conta Thereza.

Inhá relembra outra história da infância de Alckmin, que já dava mostra da personalidade do futuro candidato à Presidência. "Eu estava na escola e a mãe dele fez a mamadeira. Ele pegou e disse ‘pensa que está bom? Está péssimo’", conta Thereza.

Votação

Alckmin conta com o apoio e os votos de amigos da juventude. Alzira Salgado César Correa, professora aposentada, diz que vai votar nele. "Vai ser difícil, mas acredito que ele possa reverter e vencer. Ele sempre ganhou por pouca diferença", diz Alzira. Ela deu aulas na mesma escola que Alckmin. Ambos usavam o dinheiro para pagar a faculdade. Ele, Medicina. Ela, História.

Para Alzira, a primeira coisa que Geraldinho terá que fazer, se ganhar, será moralizar o governo. "Ele precisa saber quem vai colocar junto dele. Vai ter que corrigir gastos com a educação e saúde. O povo trabalha tendo uma boa educação e saúde. Sou contra paternalismo", afirma a professora.

Alzira lembra que Alckmin fez parte do movimento dos jovens para renovação da Câmara dos Vereadores de Pindamonhangaba. "Se candidatou vereador e estourou na votação", diz.

Outro eleitor de Geraldinho é Paulo Fernando Cundari, motorista. Alckmin estudou com o irmão de Paulo e freqüentava a casa da família do motorista. " A família inteira vai votar nele. Acredito que se ele for eleito teremos menos corrupção no país. A coisa tá muita feia em Brasília. O problema é que as mudanças dependem do Congresso", opina Cundari.

Médico

Alckmin é médico anestesista e trabalhou na Santa Casa de Pindamonhangaba. Mesmo quando era prefeito, ele dava plantão no hospital. Um dos atuais médicos do hospital recorda dos tempos que Alckmin foi professor dele. Acácio Pinto de Barros foi aluno do tucano quando ele dava Química Orgânica num cursinho preparatório em Taubaté. "Era muito bom professor. Bem didático", conta Barros. O médico diz acreditar que Alckmin vai vencer a eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]