• Carregando...

Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional foi palco ontem de um exercício prático com um radar de fabricação nacional idealizado para monitorar regiões estratégicas do Brasil. A exibição do modelo, que tem um custo reduzido em comparação aos similares importados, reuniu representantes do setor elétrico na maior usina do país, em Foz do Iguaçu, com objetivo de despertar o interesse das autoridades do segmento pela tecnologia 100% brasileira.

O Saber M60 (Sistema de Acompanhamento de Alvos Aéreos Baseado na Emissão de Radiofreqüência) foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (Cetex) em parceria com a empresa brasileira Orbisat. Seu custo está estimado em R$ 1 milhão, um terço do valor de um equipamento, com características semelhantes, fabricado no exterior. Também tem a vantagem de ser portátil, pesar apenas 240 quilos, podendo ser montado em 15 minutos.

A apresentação do aparelho mobilizou até helicóptero, que sobrevoou os arredores da hidrelétrica com intenção de mostrar a eficácia do equipamento. A aeronave foi identificada facilmente pelo olhar eletrônico, montado no alto da barragem, no momento da demonstração. O equipamento identifica a localização exata de qualquer corpo em movimento num raio de 60 quilômetros, numa altura de até 5 mil metros.

A Itaipu Binacional demonstrou interesse pela tecnologia, que deve passar por algumas adaptações para eventualmente ser adquirida pela usina. Uma delas é ampliar o alcance do monitoramento para terrestre, além do aéreo. Atualmente, a hidrelétrica possui um radar semelhante, de origem alemã, voltado para vigilância de superfície, em especial a do reservatório e de suas margens. Entre outras funções, ele ajuda no combate ao contrabando e narcotráfico do Paraguai ao Brasil via as águas do lago.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]