• Carregando...

Três passageiros que estavam no voo 447 eram italianos que estiveram em uma missão oficial na cidade de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, durante a última semana. De acordo com Ivanor Minatti, presidente da organização não-governamental Circolo Trentino di Curitiba, a delegação, composta pelo diretor-geral da Trentini Nel Mondo, Rino Zandonai, pelo deputado Giovanni Lenzi e pelo prefeito da cidade de Canal San Bovo, Luigi Zortea, embarcou às 16h05 do domingo no aeroporto de Florianópolis (SC) em uma aeronave da TAM com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde fez conexão com o voo 447, às 19 horas.

O grupo chegou a Curitiba no dia 23 e foi recebido pelo governador em exercício Orlando Pessutti, pelo prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, e pelo presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Stênio Jacob, além de representantes da Circolo Trentino di Curitiba, entidade que busca estreitar os laços entre a comunidade brasileira de descendentes da região de Trento, na Itália, com o país de origem.

Durante a visita, o grupo vistoriou as obras da Cooperativa Trento Transforma, que está sendo construída pela Sanepar em Piraquara, como medida compensatória pela construção da uma barragem. A delegação assinou ainda um acordo de irmandade entre oito municípios da região trentina com a cidade de Piraquara.

O presidente da Circolo Trentino di Curitiba, que acompanhou os italianos durante toda a viagem oficial, conta que ainda conversou com o grupo pouco antes do embarque no Rio de Janeiro. "Deixei-os no aeroporto de Florianópolis e depois liguei para eles para confirmar se não havia nenhum atraso", lembra Minatti. "Eles estavam muito felizes com o acordo assinado em Piraquara", conta. Nesta segunda-feira, Minatti deve embarcar para a Itália para prestar condolências às autoridades do país.

Depois de assinar os convênios no Paraná, os três italianos de Trento seguiram para Santa Catarina, onde permaneceram quase uma semana. Lá, visitaram os municípios atingidos pelas enchentes do fim do ano passado e fizeram doação de 22 mil euros (cerca de R$ 30 mil) destinados a oito cidades atingidas pelas enchentes.

O prefeito de Piraquara decretou luto oficial de três dias por causa da morte dos trentinos. Na próxima sexta-feira, às 19h30, será realizada uma celebração na Igreja Nossa Senhora da Assunção, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, em Piraquara, em memória aos italianos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]