• Carregando...
 |
| Foto:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está procurando uma nova casa para os três jacarés que vivem no Parque Barigüi, em Curitiba. A transferência dos animais foi acertada na segunda-feira, durante uma reunião entre representantes do Ibama, da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e do Corpo de Bombeiros. O Ibama estuda a possibilidade de levar um dos animais – da espécie papo-amarelo – para o Zoológico de Curitiba. Os outros dois devem ser transferidos para criadouros fora do Paraná.

"Não tem como colocar mais jacarés nos zoológicos do estado", informou a médica veterinária Eunice de Souza, do Ibama. Segundo ela, o estado também não tem criadouros aptos.

A polêmica sobre os jacarés voltou à tona na semana passada, quando um dos animais matou um cão no Parque Barigüi. Apesar de os jacarés só oferecerem perigo para quem chega perto do lago, alguns freqüentadores do parque ficaram assustados, o que levou a prefeitura a decidir pela transferência.

Segundo o superintendente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Paulinho Dalmaz, ainda não há uma previsão para os animais serem retirados. "Só poderemos fazer essa operação depois que tivermos autorização e o destino estiver certo", afirmou. "Temos que montar uma estratégia para pegar os bichos. Não vai ser ser tão fácil, porque eles andam muito. Terá de ser uma operação cautelosa, funcional, que não cause transtornos a ninguém – nem aos jacarés, nem às pessoas que freqüentam o parque."

Capivaras

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também estuda transferir algumas capivaras do Parque Tingüi, na região norte da cidade. Segundo o superintendente Paulinho Dalmaz, os animais são constantemente monitorados. "Se o rebanho crescer muito, pode haver problemas. Todos os dias temos uma pessoa para limpar as fezes na pista", disse Dalmaz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]