• Carregando...
Jardim Botânico: um dos símbolos de Curitiba terá luzes amarelas nesta quarta-feira | Ivonaldo Alexandre / Arquivo Gazeta do Povo
Jardim Botânico: um dos símbolos de Curitiba terá luzes amarelas nesta quarta-feira| Foto: Ivonaldo Alexandre / Arquivo Gazeta do Povo

Curitiba será uma das cidades do Brasil que irão participar da campanha mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir o número de vítimas de trânsito, que será lançada nesta quarta-feira (11).

O Jardim Botânico foi o ponto escolhido na capital paranaense para marcar a entrada na campanha. A iluminação será modificada nesta quarta-feira, às 19 horas. A luz amarela – que representa a cor de algumas placas de trânsito - será ligada no monumento de Curitiba, e nos demais que participam da campanha no Brasil e no mundo.

A meta da ONU é reduzir pela metade o número de mortes entre 2011 e 2020, período que foi denominado como "Década de Ações para Redução de Traumas no Trânsito". Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelaram que o trânsito mata, por ano, 1,3 milhão de pessoas e deixa cerca de 50 milhões de feridos em todo o mundo. O Brasil ocupa a oitava posição no ranking de país com mais mortes no trânsito.

O lançamento da ação da ONU no Brasil será feito no Rio de Janeiro. O Cristo Redentor será iluminado de amarelo, às 18 horas desta quarta. "É exatamente para celebrar este lançamento mundial que o Cristo Redentor, a Torre Eiffel em Paris, a Muralha da China, a Times Square em Nova York e outros pontos do mundo vão ficar iluminados de amarelo", explicou o consultor da OMS no Brasil para a área de traumato-ortopedia, Marcos Musafir.

A OMS prevê que em 2030 os traumatismos por acidentes de trânsito passarão a ser a quinta causa principal de mortalidade no mundo. Em 2004, eles ocupavam a nona posição no ranking.

Principais causas de acidentes em Curitiba

Um levantamento feito pela prefeitura de Curitiba, em 2010, apresentou os cinco principais fatores que ocasionam acidentes. São eles: motociclistas, jovem condutor, álcool, velocidade e pedestres. A partir desses dados, a prefeitura informou que planeja ações de fiscalização, engenharia e educação no trânsito.

Uma delas ocorrerá nesta quarta. A Diretoria de Trânsito (Diretran) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) vão promover ações de fiscalização e educação de trânsito. As operações terão a participação de representantes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Universidade Federal do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]