• Carregando...

"Varre, varre, varre vassourinha Varre, varre a bandalheira Que o povo já está cansado de sofrer desta maneira"

Da candidatura de Jânio Quadros

"Oh! padeiro desta rua tenha sempre na lembrança não me traga outro pão que não seja o pão Bragança"

Do primeiro comercial com jingle

Sabe aqueles jingles de campanhas políticas que depois de ouvir uma vez eles não saem mais da cabeça? Eles existem há bastante tempo e depois que se descobriu que eles grudam como chiclete, políticos não abrem mão de ter uma "boa" canção nas eleições. Mas se hoje eles são usados para promoção eleitoreira, no princípio os jingles serviam para atacar o adversário. Em 1914, o presidenciável Marechal Hermes da Fonseca, popularmente chamado de Dudu, foi atacado pelos opositores com o primeiro jingle político do país: "Ai Filomena, se eu fosse como tu/tirava a urucubaca da careca do Dudu." "Eram paródias, usadas normalmente com ritmo de marchinhas de carnaval, que criticavam o governo. Só depois os jingles foram usados para autopromoção", afirma a professora de Publicidade e Propaganda Luciana Panke, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como o objetivo do jingle é ser curto e fácil de ser memorizado – com ritmos da moda – não é difícil ele "grudar" nas pessoas. "O jingle tem função de memorização de um nome [de pessoa ou marca] ou de um número. Na política pode causar simpatia pelo candidato, mas não acredito que seja um determinante para o voto", afirma Luciana.

Getúlio Vargas marcou sua campanha com o jingle "bota o retrato do velho" durante o Estado Novo, chamando a atenção para as oportunidades de trabalho. Outro inesquecível é o de Jânio Quadros, que propunha limpar o Brasil da corrupção: "Varre, varre, vassourinha". Também não dá para esquecer de um dos jingles que foi o mais remixado no país. Mesmo quem não é petista vai conseguir lembrar da musicalidade de "Lula-lá, brilha uma estrela."

"Atualmente os jingles voltaram a ser usados também como ferramenta para atacar a oposição, o que não deixa de ser um resgate do passado", explica Luciana, lembrando de uma música que fala mal de um dos atuais candidatos à Presidência.

Comercial

No mundo da publicidade, o primeiro jingle lançado apareceu no Programa Casé, em 1932. Era para promover as Padarias Bragança. Ele foi veiculado na Rádio Philips com ritmo e letra contagiantes, interpretado por cantores famosos na época. (PM)

Ouça os jingles

Confira no blog da editoria Vida e Cidadania uma pequena seleção dos jingles que marcaram época: www.gazetadopovo.com.br/blog/blogvidaecidadania.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]