| Foto: Divulgação

As possibilidades de ensino e estudo por meio do jornal não são poucas. Diferentes disciplinas e assuntos podem ser trabalhados, a fim de tornar o entendimento de qualquer tema mais claro, próximo e concreto. Prova disso vem sendo dada pelo professor Marcos Alexandre Simoka, do Colégio Sesi Toledo, na região Oeste do Paraná.

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Desde o início do ano ele trabalha o jornal com a turma e, no último mês, ensina por meio do periódico disciplinas exatas, como Matemática e Economia, a 34 jovens de 14 a 16 anos, estudantes do ensino médio. “As equipes analisaram notícias com gráficos, compreenderam e reescreveram, demonstrando uma interpretação mais apurada e analítica dos fatos. Em um segundo momento, buscaram notícias apenas com texto e as reproduziram utilizando gráficos em linhas, colunas, barras”, conta Alexandre.

Segundo ele, em ambos os casos, houve a necessidade de um entendimento aprofundado das matérias. “Os alunos puderam aperfeiçoar leitura e interpretação, além de outros aspectos importantes nas apresentações dos trabalhos aos colegas”, defende. O colégio recebe as assinaturas da Gazeta do Povo graças ao patrocínio da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná).

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Mais proximidade

As atividades foram feitas nas aulas da chamada Oficina Censurada, cujo objetivo é trabalhar diferentes disciplinas por meio de uma análise crítica da mídia e da linguagem empregada por ela. O veículo escolhido por Alexandre foi o jornal. No Sesi, as turmas são integradas por alunos de diversos anos e as disciplinas ministradas em módulos temáticos.

Para o educador, a Gazeta facilita o estudo e ainda permite que os estudantes se preparem com mais qualidade para o vestibular e exames como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Estamos preparando os alunos para essas avaliações e ainda transformando-os em cidadãos críticos e inteirados sobre o que se passa no mundo. Garantimos mais interatividade”, comenta.

Expansão do método

A ideia de Alexandre é expandir o método de trabalho para outras nove salas da escola até o fim do ano. “Com o jornal, o professor se relaciona de um jeito mais próximo com o aluno e os bons resultados são consequência disso.”