• Carregando...

São Paulo – O bibliófilo José Mindlin, 92 anos, tomou posse ontem na Cadeira n.º 29 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito em 20 de junho de 2006, na sucessão do historiador e escritor Josué Montello, e é o quinto ocupante da cadeira fundada por Artur Azevedo, que escolheu Martins Pena como patrono. Mindlin recebeu 33 votos dos imortais,14 a mais do que os 19 necessários para ser eleito. Houve também 1 voto em branco e 2 abstenções. O próximo a tomar posse é Celso Lafer, no dia 1.º de dezembro.

Dada a força da candidatura de Mindlin, outros três concorrentes (o escritor e cartunista Ziraldo, o jornalista Villas-Bôas Corrêa e o publicitário Mauro Salles) retiraram suas candidaturas. Restaram Mindlin, Áureo Bringel de Mello, Júlio Romão, Nelson Valente e Vilma Guimarães Rosa, que não tiveram votos. A cadeira 29 foi ocupada por Montello durante 52 anos, o que dá a ela especial importância para os acadêmicos. Montello morreu em 15 de março deste ano.

Em 9 de março último, o cineasta Nelson Pereira dos Santos foi eleito para a cadeira de número 7, que ficou vaga após a morte de Sergio Corrêa da Costa.

Doação

Advogado, jornalista e empresário, Mindlin tem cerca de 45 mil volumes em sua biblioteca. Ele decidiu doar as obras para o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). A coleção ficará abrigada na Biblioteca Mindlin, no futuro prédio do instituto na Cidade Universitária. O projeto da nova sede deve ser concluído em 2009. Ele prevê a criação de um curso superior de restauração de livros e a completa digitalização da biblioteca. "Não existe no mundo universidade com uma coleção como essa", disse Istvan Jancso, diretor do instituto, na ocasião em que o acordo foi assinado. "É um patrimônio nacional intangível. Universidades estrangeiras ofereceram uma grande quantia, mas ele recusou."

A biblioteca de Mindlin é resultado de 80 anos de trabalho e paixão pela literatura. Entre livros, revistas, documentos, jornais e periódicos, a postura despretensiosa de Mindlin resultou em uma coleção, constantemente atualizada, com mais de 50 mil volumes. Dois galpões no jardim de sua casa abrigam a biblioteca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]