• Carregando...
Celebração em Curitiba: agradecimento a Deus pela criação do Sol | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Celebração em Curitiba: agradecimento a Deus pela criação do Sol| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Judeus do mundo inteiro celebraram ontem um evento que só ocorre a cada 28 anos – é o Birkat Hachama, ou "bênção do Sol", que recorda o momento em que Deus teria criado o Sol, numa interpretação literal da Bíblia. Em Curitiba, as comemorações da comunidade judaica começaram às 8h30, no Beit Chabad, que fica na Rua Ângelo Sampaio.

Segundo o Gênesis (capítulo 1, versículos 14 a 19), Deus criou o Sol e a Lua no quarto dia; como no calendário judaico os dias começam ao pôr-do-sol, o quarto dia da criação começa ao pôr-do-sol da nossa terça-feira, terminando no pôr-do-sol seguinte.

De acordo com a halacha (lei judaica), Deus criou o Sol na posição do equinócio vernal, o ponto em que os dias e noites têm duração igual durante a primavera do Hemisfério Norte.

Então, toda vez que o equinócio vernal ocorre no início do quarto dia da semana judaica (ou seja, no pôr-do-sol de terça), é como se o Sol voltasse ao ponto original da criação – essa é a justificativa para o Birkat Hachama. Em São Paulo, uma pequena multidão reuniu-se ontem em frente ao Estádio do Pacaembu para celebrar o evento. Voltadas para o leste, as famílias agradeceram a Deus pelo dom do sol: "Bendito és Tu, Adonai nosso Deus, Rei do Universo, que restabelece a obra da Criação."

Saiba mais sobre o assunto no blog Tubo de Ensaio (http:// portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/tubodeensaio/).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]