• Carregando...

Maringá - A 2ª Vara Criminal de Maringá condenou 14 pessoas, entre elas dois filhos do apresentador e empresário Carlos Ratinho Massa, por envolvimento com um esquema de emissão irregular de carteiras de habilitação na 13ª Circunscrição Regional de Trânsito. As condenações em primeira instância são por formação de quadrilha, falsidade ideológica e concussão (exigência de vantagem indevida).

Entre os condenados por formação de quadrilha estão servidores, donos de centros de formação de condutores (CFCs ou autoescolas) e o próprio chefe da regional na época das fraudes, Dionísio Rodrigues Martins. De acordo com a sentença, as irregularidades se iniciaram quando Martins assumiu o cargo, em fevereiro de 2003, e perduraram até 29 de agosto de 2004, quando ele foi exonerado. O grupo cobrava dinheiro de candidatos e de CFCs para que os alunos fossem aprovados nos exames práticos e teóricos.

Apenas dois candidatos foram incluídos no processo, acusados de se beneficiar do esquema. Os gêmeos Gabriel Martinez Massa e Rafael Martinez Massa, filhos de Ratinho, foram condenados por falsidade ideológica, com penas de um ano e dois meses de reclusão, além de multa. Segundo a sentença, eles declararam endereço falso para prestarem os exames em Maringá, pois moram em Curitiba. Donas de CFCs teriam participação no caso.

Advogados de defesa de alguns réus prometem apresentar recurso assim que tiverem conhecimento do teor da sentença. Já o advogado Guilherme Gonçalves, representante dos irmãos Massa, lembrou em nota oficial que a condenação é provisória e que os réus não têm ligações com os acusados de formação de quadrilha. Disse ainda que a alegação de falsidade ideológica não se sustenta, pois as empresas do Grupo Massa exercem atividades econômicas em Maringá e que os dois poderiam legitimamente obter suas habilitações na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]