• Carregando...

Uma decisão judicial expedida nesta quinta-feira pela juíza Cláudia Sanine Ponich Bosco, da comarca de Prudentópolis, determinou o afastamento do prefeito Vilson Santini e a prisão de um advogado por irregularidades em um concurso público promovido no início do ano na cidade. O prefeito, segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), teria participado da fraude e o advogado coagido pessoas que testemunharam no caso.

Na ação civil pública que pede a condenação de Santini por improbidade administrativa pela suposta fraude no concurso, também são citados o servidor municipal e então presidente da comissão do concurso, Miguelzinho Petel, a empresa Instituto Vida e Saúde, responsável pelo concurso, e Lucia Santini, ex-mulher do prefeito e atual secretária municipal de Assistência Social. O MP-PR afirma que a empresa que realizou o concurso foi contratada irregularmente, sem licitação.

Também foi apurada pela promotoria a adulteração de notas e conseqüente promoção na lista de aprovados de vários candidatos após interposição de recurso. Coincidentemente, muitos parentes ou amigos próximos de servidores, do prefeito e da secretária de Assistência Social figuram neste grupo.

O advogado Juliano Garcia, que também é servidor municipal, foi denunciado criminalmente por coação, ou seja, por ameaçar testemunhas arroladas pelo MP durante a investigação do caso. Foi apurado que algumas pessoas teriam sido coagidas por Garcia a mentir nos depoimentos prestados à promotoria ou mesmo a dizer que mentiram. Por conta dessa postura, o MP, além da ação penal, pediu a prisão preventiva do advogado.

A decisão judicial atende liminares requeridas em ação civil pública e denúncia criminal ajuizadas na quarta-feira (26), pela Promotoria de Justiça de Prudentópolis. Também na quarta-feira o MP protocolou ação civil pública requerendo a anulação do concurso, pedido que ainda não foi apreciado pela Justiça.

A denúncia foi divulgada pelo MP-PR no início da noite desta quinta-feira. A reportagem da Gazeta do Povo Online tentou por telefone entrar em contato com a prefeitura, mas ninguém atendeu às ligações. De acordo com reportagem do Paraná TV, o vice-prefeito deve assumir a prefeitura nesta sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]