• Carregando...

A luta do pai para curar o filho comoveu juíza e advogados

Em uma decisão inédita, a Justiça Federal garantiu a quitação da casa de uma família curitibana que tem um filho com doença degenerativa. Eles já haviam gasto todas as economias no tratamento e estavam prestes a perder o imóvel. A reportagem do ParanáTV 1ª edição, desta segunda-feira (28), mostrou que a luta do pai para curar o filho comoveu juíza e os advogados. O engenheiro mecânico Adolfo Celso Guidi largou o trabalho como engenheiro mecânico para cuidar do filho Vitor. A doença começou a se manifestar na infância. Vitor, que chamava atenção na escola pela inteligência acima da média, com o tempo não conseguia mais segurar o lápis.

Como no Brasil nenhum médico conseguiu descobrir a doença do garoto, o pai viajou para a Argentina. Lá ele descobriu que Vitor sofria de gangliosidose. Foi então que ele decidiu estudar mais sobre a doença. Passou um ano pesquisando na biblioteca do setor de saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) até entender a doença.

Na gangliosidose, o corpo não produz as enzimas que a digestão dos alimentos e os neurônios necessitam. Foi com a reposição destas enzimas que a doença foi controlada. Algumas perdas cerebrais foram irreversíveis, mas Vitor voltou a mastigar, engolir e mexer as mãos. O tratamento, muito caro, levou a família a gastar quase R$ 150 mil. Mesmo trabalhando como mecânico, em uma oficina montada em frente de casa, o pai não conseguiu pagar as prestações do imóvel. Ele explicou para a juíza que cuidava do caso porque não pagava as prestações e comoveu a magistrada, os conciliadores e advogados. "Ele mantém na casa a oficina mecânica. Então, além de perder a moradia, também perderia o sustento dele", disse a juíza Anne Karina Costa.

Depois de três audiências, a Justiça autorizou que um fundo usado para ajudar entidades sociais fosse destinado para quitar a dívida da família. Com a casa quitada, Adolfo pode cuidar do filho e trabalhar. A história de Curitiba lembra o enredo do filme Óleo de Lourenço, do diretor George Miller, baseado num fato real. O filme retrata a luta de uma família para curar o filho que perde os movimentos por causa de uma doença degenerativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]