• Carregando...
Sede do Alto da XV estaria com problemas na rede elétrica | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Sede do Alto da XV estaria com problemas na rede elétrica| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Secretaria diz que atividades estão normais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que o processo para contratação da empresa para as obras da unidade do Laboratório Central do Estado (Lacen) no Alto da XV, em Curitiba, está tramitando e que, enquanto isso, os serviços continuam sendo prestados normalmente. A Sesa também informa que na sede do Guatupê, em São José dos Pinhais, foram colocados 20 aparelhos de ar-condicionado do tipo split, bem como nove novos farmacêuticos foram integrados à equipe no ano passado.

Leia a matéria completa

Funcionamento

Fundado em 1894, o Lacen foi o segundo laboratório a ser criado no país para proteger a saúde da população

Ações

- Atua em situações de surtos e confirmação de diagnósticos. Monitora doenças e participa da investigação de surtos alimentares. Principais competências

- Coordena a rede de laboratórios públicos e privados.

- Realiza procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico.

- Habilita os laboratórios que serão integrados à rede estadual.

- Promove capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios.

Estrutura

Divisão dos Laboratórios de Epidemiologia e Controle de Doenças

- Diagnóstico e monitoramento das doenças. Divide-se nas seções de Bacteriologia, Biologia Molecular, Imunologia, Virologia, Lavagem e Esterilização, Meios de Cultura e Reativos, e Recepção de Amostras e Triagem.

Divisão dos Laboratórios de Vigilância Sanitária e Ambiental

- Analisa as condições higiênico-sanitárias, qualidade, identidade e inocuidade para fiscalização dos produtos sujeitos ao controle sanitário.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

As duas unidades do Laboratório Central do Estado (Lacen) apresentam irregularidades, denuncia o Sindicato dos Servidores da Saúde do Paraná (SindiSaúde). O prédio do bairro Alto da XV, em Curitiba, está em condições precárias, conforme apontou no último domingo o colunista Celso Nascimento, na Gazeta do Povo: "...está caindo aos pedaços e comprometendo a qualidade dos serviços prestados pela centenária instituição". A rede elétrica, além de inadequada, está em situação precária, ameaçando o edifício, os funcionários e os caríssimos equipamentos que abriga, disse o colunista.

Segundo a categoria, na outra unidade do Lacen, no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana, até o final de 2008 continuavam os problemas com o ar-condicionado, que estariam interferindo na qualidade do resultado dos exames e foram objeto de denúncia na Assembleia Legislativa, em 2007. Já a Secretaria de Estado da Saúde afirma que os problemas foram resolvidos em anos anteriores (leia mais nesta página).

Para a coordenadora do SindiSaúde, Elaine Rodella, nenhuma das duas unidades do laboratório, que é referência no Paraná, apresenta segurança ao trabalhador. A sede Guatupê, inaugurada em outubro de 2005, é responsável por exames de epidemiologia e controle de doenças, como tuberculose, dengue, hepatites e HIV. A unidade Alto da XV é referência para serviços de laboratório de vigilância sanitária e ambiental.

De acordo com Elaine, inúmeros problemas com o funcionamento do ar-condicionado na unidade Guatupê foram verificados. Ela explica que o sistema deveria estar em todas as salas do Lacen para garantir temperatura adequada na execução dos exames. "Vem amostra de cidade do interior, de dengue, de aids, então, tem que manter a temperatura para garantir bom funcionamento das estufas", afirma.

Os problemas na unidade Guatupê, no entanto, começaram no governo anterior, de Jaime Lerner, diz Elaine. "Não podemos atribuir toda a responsabilidade aos últimos seis anos, mas podemos dizer que pouca coisa foi feita." Entre as obras, ela destaca a construção do sistema especial de tratamento de esgoto.

Alto da XV

Com relação às irregularidades na unidade do Alto da XV, o Ministério Público Estadual informa que abriu procedimento investigatório em 2006 para acompanhar as adequações no prédio. No último dia 28, a promotoria responsável enviou um ofício ao secretário estadual da saúde para que ele preste informações sobre o processo de licitação para a reforma. O prazo para a resposta é de 15 dias.

Também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse, via assessoria de imprensa, que o laboratório tem até novembro para fazer adequações de infraestrutura e não revela detalhes das irregularidades encontradas em 2008.

"O Lacen do centro de Curitiba precisa, com certeza, de novo prédio e de uma estrutura que comporte e dê segurança no trabalho. A unidade atual é antiga, os funcionários estão repartidos em três prédios que não garantem segurança para o trabalho que eles executam ali", afirma a coordenadora do SindiSaúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]