| Foto: RICARDO MORAES/REUTERS

As boias de contenção instaladas pela Samarco, mineradora controlada pela Vale e a BHP Billiton, não foram capazes de impedir que a lama trazida de Mariana (MG) atingisse o estuário – formação semelhante ao mangue –, na foz do rio Doce, no Espírito Santo. Essa é considerada uma das áreas mais sensíveis devido à reprodução de peixes e crustáceos. Além de peixes, aves marinhas estão sendo encontradas mortas na praia de Regência, distrito de Linhares, no encontro do rio com o mar.

CARREGANDO :)

A reportagem acompanhou o resgate de uma andorinha-do-mar pela equipe do projeto Tamar. Ela estava desacordada, com as penas manchadas de lama. Três foram achadas mortas na praia de Regência nesta segunda (23).

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidente do Ibama, Marilene Ramos, fizeram sobrevoo de helicóptero e desceram no banco de areia que divide o rio com o mar. “Estou muito impressionada. É um desastre ambiental de grandes proporções que chega à foz, em uma área muito sensível”, disse Marilene à reportagem.

Publicidade

Segundo a prefeitura, a lama tomou conta de 3 km mar adentro e 10 km na costa --superando a projeção inicial de 9 km. O Ibama coletou fotos de aves mortas e vai analisar se há relação com a lama.

Berçário

O rejeito de minério que escapou após o rompimento de uma barragem em Mariana, no dia 5, chegou em camada mais fina na tarde de sábado (23) a Regência e atingiu o estuário um dia depois. Popularmente chamado de igarapé, o estuário é formado por canais que se expandem a partir do rio, com água tranquila e vegetação no entorno.

As águas calmas criam um ambiente ideal para reprodução de peixes de água doce (mandi, ticupá, bagre) e crustáceos, mas também atraem peixes marinhos como robalos, caçaris, carapebas e manjubinhas que entram na foz do rio e se refugiam no local.

“Como berçário, esse lugar já estava ameaçado há tempos por causa do assoreamento e da contaminação do rio. Agora degradou de vez”, disse o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Barra Seca e Foz do Rio Doce, Carlos Sangalia.

Apesar de admitir que é cedo para avaliar os danos, a lama da mineradora no estuário, diz Sangalia, pode aumentar a concentração de matéria orgânica e alterar ainda mais o pH da água, deixando-a com maior acidez.

Publicidade

“Se esse material mais contaminante ficar infiltrado no solo, as larvas que estão para nascer correm o risco de não conseguir, e os caranguejos pequenos podem não ter condições de se reproduzir.”

Para Paulo Ceccarelli, do Cepta, órgão do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que acompanha a dinâmica de peixes de água doce, o efeito será em cadeia. O material sedimentado pode soterrar pequenas espécies e crustáceos que vivem no fundo do rio e acabar com o plâncton, micro-organismos que vivem na água e são o primeiro alimento dos peixes.

Uma espécie típica no estuário é o guaiamum, um caranguejo de cor azulada. Junto com o camarão pitu, que tem seu berçário nesse “mangue”, está na lista de espécies em extinção e tem sua pesca proibida, sob pena de multa de R$ 5.000 pelo Ibama.

Assim como os pescadores, os catadores de guaiamum eram comuns em famílias na região de Regência.

Procurada, a Samarco não respondeu sobre os impactos ambientais e morte de aves.

Publicidade
Veja também
  • Lama avança no mar e deve superar 9km de costa
Lama chega à praia de Regência Augusta, Espírito Santo, onde o Rio Doce desagua no mar
A lama do Rio Doce chegou ao litoral capixaba
Pescador local recolhe peixes mortos encontrados na praia de Povoação, no ES
O pescador André Moraes posa em sua casa, nas proximidades da foz do Rio Doce
Barco é visto na foz do Rio Doce, que teve a cor da água mudada com a chegada da lama
Pescador local enterra peixes mortos encontrados na praia da Povoação, no ES
Pescador recolhe peixes mortos encontrados na praia
Barco é visto na foz do Rio Doce, que foi invadida pela lama
Abutres comem peixes mortos na praia de Povoação, no Espírito Santo
Na areia da praia de Povoação, pescadores recolhem peixes mortos
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]