O município da Lapa, região metropolitana de Curitiba, registrou às 6h desta terça-feira a temperatura mais baixa do ano, 6,2ºC. A temperatura porém, está bem abaixo da marca histórica do mês de abril, registrado em 1971, quando fez -1,4ºC em Curitiba. Na capital a mínima desta terça-feira foi de 8,3ºC, registrada às 7h.

CARREGANDO :)

Em torno da expectativa sobre a primeira geada do ano, o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que "pode ter ocorrido, mas em pontos bastante isolados e de forma não representativa. A geada pode até ter se formado, mas em áreas mais altas, montanhosas", conta.

Ainda de acordo com o meteorologista, a primeira geada, representativa, do ano pode acontecer na madrugada/manhã desta quarta-feira na região dos Campos Gerais, onde a previsão para o período é de 6ºC.

Publicidade

Previsão para terça-feira

A combinação sol - frio deve ser uma constante até o fim de semana, mas a previsão é que gradativamente as temperaturas aumentem. O centro mais intenso da massa de ar frio se afasta para o Oceano nesta terça-feira.

A máxima para esta terça é de 24ºC, prevista para Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. Em Curitiba o sol apareceu no início da manhã, mas a partir do período da tarde as nuvens podem encobrir o céu. A máxima para a capital deve ser de 18ºC e a mínima de 8ºC.

Ressacas

Sobre o alerta emitido nesta segunda-feira com a possibilidade do Litoral do Paraná, e de outros estados, sofrer com mar agitado nesta terça-feira, o meteorologista do Simepar informou que a altura das ondas em alto mar variou de dois a quatro metros, mas não trouxe maiores problemas.

Publicidade

"O choque entre uma massa de ar mais fria com uma mais quente provoca um fenômeno parecido com um ciclone que gera instabilidade e ventos na costa. Estas condições são propícias para que o mar fique mais agitado e em alto mar as ondas aumentem de tamanho", explica Mendes.

Apesar do mar mais agitado, a Defesa Civil do Paraná não registrou nenhum incidente no litoral. De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, na segunda-feira no início da noite foi feito um contato com todas as regionais da Defesa Civil no litoral. O objetivo era orientar os pescadores para que evitassem navegar em alto mar.

FÓRUM - Você prefere o frio ou o calor? Ou nenhum dos dois? Clique e dê sua opinião.Veja em vídeo como foi a manhã na Lapa e em outros pontos do estado