• Carregando...

Um laticínio de Cascavel, na região Oeste do Paraná, foi fechado nesta sexta-feira (9) por apresentar uma série de irregularidades, segundo a Secretaria de Saúde do município. O local seria responsável pelo fornecimento de aproximadamente 20 mil litros de leite por mês para o programa do governo estadual Leite das Crianças.

De acordo com Rosangela Favarin, diretora do departamento de vigilância em saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, após denúncias veiculadas na imprensa local na noite desta quinta-feira (7), equipes da Vigilância Sanitária foram até o laticínio na manhã desta sexta e, constatadas as irregularidades, interditaram o local. Rosangela informou que as equipes encontraram equipamentos enferrujados e falta de higiene no espaço usado para o preparo do leite. "O local não tinha estrutura para funcionar", comenta a diretora.

Ela garante que o laticínio funcionava com um "alvará precário" e para fornecer o leite o estabelecimento deveria ter passado por uma vistoria da Vigilância Sanitária. "Na quarta-feira (7), antes das denúncias, nós coletamos o leite em colégios para análise, durante uma fiscalização de rotina, mas o resultado só deve ficar pronto na próxima semana", explica.

Ela alerta que o tratamento inadequado do leite pode causar diversos riscos para a saúde, como intoxicação alimentar. Assim que as denúncias foram divulgadas, a direção geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) emitiu um comunicado suspendendo o fornecimento de leite do laticínio para os programas Leite das Crianças e Leite do Paraná. A Seab ainda enviou um técnico do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP) para auxiliar na apuração das denúncias e orientar o serviço municipal em relação às medidas a serem tomadas.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, Ademir Hellmann, responsável pelo laticínio, disse que o município teria permitido que regularização fosse realizada em 60 dias e que o local está em funcionamento desde o início do mês.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) informou, por meio de nota oficial, que o contrato com o fornecedor de laticínios de Cascavel foi suspenso na sexta-feira. "A suspensão ocorreu imediatamente após denúncias feitas de que o laticínio não estava atuando de acordo com as normas sanitárias exigidas pelos programas", afirmava a nota da Seab.

O órgão comunicou ainda que um técnico do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP) foi enviado para Cascavel para auxiliar nas investigações que serão feitas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]