• Carregando...
Gomes recebeu da mãe, Maria Gomes, o pelerine (manto) da academia | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Gomes recebeu da mãe, Maria Gomes, o pelerine (manto) da academia| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O jornalista e escritor Laurentino Gomes, 54 anos, é o mais novo integrante da Academia Para­naense de Letras (APL). O maringaense, radicado em São Paulo, tomou posse da cadeira número 18 na noite de ontem, em cerimônia no câmpus Milton Vianna Filho, do Centro Univer­sitário Curitiba (Unicuritiba), em Curi­tiba. Ele foi saudado por cerca de 150 pessoas presentes no evento.

Gomes assumiu a vaga do jornalista Francisco Cunha Pereira Filho (1926-2009), ex-diretor-presidente do grupo RPC. Em discurso, o novo acadêmico saudou a todos os antecessores na cadeira, em especial ao doutor Francisco. "Sou o primeiro pé vermelho na academia e isso representa que a academia é aberta ao novo", disse. Por coincidência, todos os que ocuparam a cadeira 18 nasceram ou tinham ligações com a Lapa. Gomes lembrou que logo depois de entrar na faculdade de Jornalismo veio pedir emprego na Gazeta do Povo. A vaga de trabalho ele não conseguiu – "era muito inexperiente ainda" –, mas quis o destino que sucedesse na academia justamente o dono do maior jornal do Paraná. O novo acadêmico falou ainda sobre as campanhas vitoriosas da Gazeta em prol do Paraná, como no caso dos royalties de Itaipu. Ao fim do discurso, foi bastante aplaudido.

A entrada de Gomes na APL foi comemorada pelos demais integrantes. Ernani Buchmann, escritor e publicitário, lembra que o ex-presidente Túlio Vargas (1929-2008) deu início a um processo de abertura da entidade para pessoas com destaque no mundo das letras e expressão na sociedade. "Orio­visto Guimarães, do Grupo Positivo, e Belmiro Valverde, professor universitário e colunista da Gazeta, são dois exemplos disso. A APL, desde muito, reuniu nomes expressivos, mas ela segue se renovando", disse.

O presidente da APL, José Carlos Veiga Lopes, afirma que a entrada de Gomes tem muita importância para a entidade. Ele lembra que só é possível entrar na APL a partir de indicação – um escritor não pode, por exemplo, se candidatar a uma vaga. "E, desde o primeiro momento, quando sugeriram o nome de Laurentino Gomes, a adesão dos acadêmicos foi unânime. Ele é uma pessoa reconhecidamente importante", completa.

Gomes é um dos autores brasileiros mais bem-sucedidos. O seu livro de estreia, 1808, que mostra a chegada da corte portuguesa no Brasil, vendeu 600 mil exemplares. Já 1822, sobre a Independência, acaba de ser lançado e as primeiras 100 mil cópias esgotaram em poucos dias. A crítica especializada analisa que o sucesso do autor é resultado de um casamento bem-sucedido de pesquisa histórica com texto fluente. O autor acumula no currículo décadas de atuação como jornalista, principalmente em revistas da Editora Abril, entre as quais, a Veja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]