• Carregando...
Chegada do leão ao zoológico de Curitiba | André Rodrigues / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Chegada do leão ao zoológico de Curitiba| Foto: André Rodrigues / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Rawell ficará em Curitiba até ser definida a posse definitiva dele

O leão Rawell, furtado em Monte Azul Paulista (440 km de São Paulo), e levado para um criadouro em Maringá, no Noroeste do Paraná, chegou ao Zoológico de Curitiba, no bairro Boqueirão, por volta das 19h20 desta quinta-feira (8). Após um impasse sobre a "posse" do felino, o zoo recebeu do Ibama o documento de fiel depositário de Rawell.

Ainda nesta semana, o leão passará por avaliações clínicas - com hemograma, perfil bioquímico e perfil completo de parasitológico de fezes e sorológico-molecular de doenças virais, bacterianas e protozoárias - e, caso se adapte bem ao novo ambiente, poderá ser visitado no zoológico a partir de segunda-feira (12), conforme a Secretaria do Meio Ambiente.

O felino ficará em Curitiba até que se defina a posse definitiva dele. Rawell deixou o criadouro no interior pouco antes das 10 horas e foi entregue na capital por volta das 19 horas desta quinta.

A operação de transferência do leão contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Polícia Civil do Paraná e Conselho Regional de Medicina Veterinária. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, não foi preciso sedar o animal, pois ele estava calmo e não oferecia risco aos envolvidos no transporte.

Em nota divulgada à imprensa, o superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Callado, declarou que o bem-estar do animal foi crucial para a transferência. "Acreditamos que a transferência é a medida que assegura as melhores condições para o animal neste momento."

O superintendente da SMMA, Raphael Rolim de Moura, conta que foi preciso promover algumas mudanças na disposição do zoológico para receber o novo animal. Segundo ele, o atual leão macho em exposição no zoológico, o Simba, foi levado para outro local e a partir de agora Rawell será o animal da espécie em exposição no local. "Vamos deixá-lo [Rawell] em um recinto próximo, mas ainda sem acesso, a duas fêmeas [filhas de Simba]. Quem sabe no futuro podemos tentar uma aproximação e colocar as fêmeas no mesmo local que Rawell."

Entenda o caso

Rawell, de 9 anos e quase 300 quilos, foi levado do Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis, em Monte Azul Paulista, em 1.° de maio, por seu antigo dono, Ary Marcos Borges da Silva, que confessou à policia, dois dias depois, ter invadido o local e furtado o leão.

Ele argumentou, conforme a polícia, que tem a posse do animal, assegurada pelo Ibama. Os documentos foram anexados ao inquérito.

O Ibama alega que na condição de fiel depositário do felino, Silva não poderia ter cedido ou doado Rawell para o criadouro em São Paulo. Por conta disso, ele pode ser multado em até R$ 1 milhão. A investigação segue, agora, sob os cuidados da delegacia de Monte Azul Paulista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]