Além de contribuir para a redução no número de acidentes, a lei que limita o consumo de álcool antes de dirigir também tem ajudado a concessionária de energia que abastece a capital paulista a fazer economia. O número de postes destruídos em acidentes de carro caiu 24% desde o dia 20 de junho. No mesmo período, houve queda de 63% nas mortes em acidentes de trânsito em São Paulo.
Nos 40 dias anteriores à nova legislação, a Eletropaulo contabilizou 197 postes afetados por colisões. No dia 30 de julho, 40 dias após o início das blitze, a concessionária constatou 149 postes danificados. Em 2007, cinco postes eram danificados diariamente. A média de 2008, até o mês de julho, fica em torno dos 4,6.
Destruídos, os postes são levados para um depósito da Eletropaulo em Capela do Socorro, na Zona Sul. Viram sucata, só a ferragem é reaproveitada. A reposição de cada um custa entre R$ 3 mil e R$ 5 mil. Quem destrói o poste é que tem que pagá-lo. Mas a empresa afirma arcar com 70% do prejuízo.
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