Rio de Janeiro – Oitenta e quatro policiais militares já foram presos até o dia 29 de março deste ano por terem infringido o Código Processual Penal ou o Código Penal Militar. Um PM é preso a cada 25 horas, aproximadamente. Além disso, neste mesmo período, a média de policiais militares expulsos da corporação aumentou, se comparado com os anos anteriores.

CARREGANDO :)

De acordo com levantamento feito pela Corregedoria Interna da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foram feitas 1.008 prisões de policiais militares desde o início de 2004. Esses números não englobam prisões administrativas como as sofridas, por exemplo, por policiais que se atrasam constantemente.

Se o ritmo de detenções continuar, o número de policiais militares presos em 2007 vai chegar a 350, maior do que em 2006, quando 334 PMs foram presos, mas menor que em 2005, quando o número chegou a 355. A Polícia Militar informou que tem atualmente 38.386 homens.

Publicidade

O envolvimento de policiais em crimes já levou à exclusão de 541 PMs desde 2004. Só neste ano, foram 57 demitidos. De acordo com o corregedor-chefe da Polícia Militar, coronel Paulo Ricardo Paul, a expulsão é feita depois da conclusão de um procedimento administrativo disciplinar que comprove que o militar se comportou de maneira indigna com a ética da corporação. Em casos mais graves, a expulsão pode ser determinada independentemente da conclusão do procedimento pelo juiz do caso.

A média de demissões aumentou este ano. A cada dez dias, 6,4 policias foram demitidos este ano. Ano passado, essa taxa ficou em 5,7, e em 2005, em 5,3.

Ao todo, foram aplicadas 1.471 punições disciplinares, quase 17 por dia, até o dia 29 de março deste ano. Média menor que a do ano passado, quando foram realizadas 10.800 punições, cerca de 30 por dia. A maioria das punições – englobando demissões, advertência, e prisões – é por homicídios, porte ilegal de arma e concussão, isto é, a extorsão praticada por funcionário público.