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Refrigerante e bolacha recheada: os vilões do recreio

Um lanche é unanimidade nas mochilas das crianças pesquisadas: bolacha recheada e refrigerante. "Um pacote inteiro de bolacha recheada é demais. Melhor seria que os pais enviassem um pão integral, com mel e uma maçã", diz a pesquisadora Lucyanna Kalluf.

Mesmo com a lei das cantinas, adotada no Paraná desde 2004, que proíbe a comercialização de alguns tipos de alimentos dentro das escolas, as famílias acabam enviando os produtos de casa. "O erro já começa nas compras feitas nos supermercados. Estudos revelam que 70% dos produtos comprados pelas famílias são industrializados", diz.

Algumas escolas tentam aliar esforços da nutrição tradicional para melhorar hábitos alimentares das crianças. É o caso da Escola Atuação, que há 12 anos têm uma nutricionista responsável pela elaboração do cardápio. Na escola é proibido levar "guloseimas" durante a semana e para os estudantes do período integral, a dieta é rica em carboidratos, frutas e verduras.

O mesmo cardápio é oferecido na cantina, e chocolate só pode ser comprado uma vez por semana. Apesar da linha dura, no dia em que a reportagem esteve no local, salgado frito e frutas eram oferecidos. "É raro isso acontecer, mas de vez em quando damos uma aliviada", diz a coordenadora Danieli Cristina Machado. Boa notícia para Renan Borba Lucas, 9 anos, que preferiu o salgado às frutas. "O que eu mais gosto mesmo é de batata frita", diz.

Na rede municipal de ensino, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) existe desde 1996. Desde então, os cardápios são elaborados por nutricionistas e um acompanhamento antropométrico é feito por profissionais de saúde. Segundo a nutricionista e gerente de alimentação da Secretaria de Estado de Educação de Curitiba, Sirlei Molleta Valaski, o aumento da obesidade em alunos da rede foi detectado a partir de 2001. "Não é só a escola responsável, as mudanças de hábitos também precisam ocorrer em casa. Não temos cantinas, mas a mochila do aluno acaba fazendo esse papel", diz. Em algumas escolas da rede é proibido trazer alimento de casa, como no Centro de Edu-cação Integral (CEI) Curitiba ano 300. No almoço oferecido aos alunos do período integral, a combinação tradicional de arroz, feijão, salada e fruta anima a criançada. Nessa hora, os mais velhos da 3.ª série são monitores do refeitório e ajudam os outros a experimentar. A monitora Glaudete S. da Silva, 9 anos, conta que ensinou o seu irmão mais velho, Marlon, 12 anos, a comer frutas. "Ele não comia nenhuma fruta desde pequeninho. Quando eu disse que era muito gostoso, começou a comer", diz. (TD)

Obesidade, colesterol alto e anemia são distúrbios nutricionais cada vez mais comuns em estudantes de escolas particulares e públicas de Curitiba. É o que revela uma pesquisa realizada em 448 crianças de 6 a 14 anos, apresentada no fim de julho pela nutricionista, farmacêutica e mestre em medicina interna Lucyanna Kalluf, no Congresso Internacional de Nutrição Clínica e Funcional, em São Paulo.

O estudo revela que 21% dos alunos estão acima do peso e 7,5%, obesos. Já o colesterol alto foi detectado em 10,2% e a anemia em 10,6% dos estudantes avaliados. O excesso de peso foi ainda maior em estudantes de escolas particulares (69,9%) que nos alunos da rede pública de ensino (30,1%). "As crianças de escolas particulares mesmo com excesso de peso estão anêmicas. Comem muitas coisas com baixa qualidade nutricional", diz. A anemia aparece mais entre as famílias de baixa renda, mas também está presente nos lares de boas condições socioeconômicas.

A obesidade é considerada a epidemia do século 21 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem crescido em níveis alarmantes entre as crianças. De acordo com Lucyanna, muito mais que o aspecto epidemiológico, a obesidade, o sobrepeso e o colesterol alto indicam que as famílias não possuem hábitos alimentares saudáveis e que as crianças entre 6 e 14 anos de idade estão numa faixa etária de "esquecimento" preventivo. "Com essa idade, as crianças têm menos doenças infecciosas e não é comum a solicitação por parte do pediatra de exames de prevenção. "Ocorre que os problemas vão aparecer de maneira mais avançada e geralmente associados a outros fatores", diz.

Os mais comuns estão relacionados ao desenvolvimento físico, emocional, mental e à imunidade. Pesquisas indicam problemas crônicos de saúde como câncer, endocrinopatias e distúrbios reprodutivos. Segundo Lucyanna, a alimentação inadequada também causa déficits neurológicos e cognitivos. Nos Estados Unidos, a incapacidade para o aprendizado afeta 12 milhões de crianças com menos de 18 anos. "Se investirmos na alimentação saudável de crianças teremos adultos menos doentes no futuro."

Para reverter esse quadro, a nutricionista afirma que dietas baseadas na combinação da nutrição tradicional (que inclui proteínas, carboidratos e lipídios) não são suficientes. Uma solução apontada pela pesquisadora é a adoção da nutrição funcional na alimentação de crianças e adolescentes. Este tipo de dieta visa à ingestão de alimentos ricos em determinadas substâncias que promovem modulação digestiva e intestinal a fim de melhorar a proteção do fígado.

Neste caso, o consumo de alimentos industrializados é condenado. Isso porque mais de quatro mil substâncias são adicionadas durante o processamento, como antioxidantes, corantes, estimulantes, adoçantes e realçadores de sabor. Para a adoção de uma alimentação nesta linha, a nutricionista sugere a inclusão de prebióticos (açúcares indigeríveis no intestino) como o trigo, cebola, alho, alho-poró, cevada, mel, centeio, tomate, aspargos e açúcar mascavo. Além disso, Lucyanna indica o uso de alimentos integrais e a biomassa de banana verde (veja receita ao lado) nas preparações de pães, massas, sopas e até mesmo no feijão. A biomassa melhora o equilíbrio da microflora intestinal e do sistema imunológico, aumenta a energia das células intestinais, a síntese e absorção de vitaminas e minerais. O uso do leite animal também é condenado pela nutricionista. Segundo ela, pesquisas indicam a presença de diversos antibióticos que dificultam o equilíbrio da flora intestinal.

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