• Carregando...

Na medida certa, atividades extra­­curriculares com­­plementam a edu­­cação de crianças e jovens. Embora música, esporte e dança sejam as modalidades mais procuradas, aqui você encontra uma lista de atividades cujo objetivo principal não é desenvolver habilidades, mas estimular a cidadania, o empreendedorismo e a solidariedade.

Junior Achievement

O que é: Uma associação educativa sem fins lucrativos para promover o desenvolvimento pessoal dos estudantes pelo estímulo ao empreendedorismo e pela responsabilidade social. A associação é mantida pela iniciativa privada com o apoio de voluntários e orienta 10 milhões de jovens em 120 países. No Brasil, onde está desde 1994, já atendeu 3 milhões de estudantes com o apoio de 100 mil voluntários. O trabalho é desenvolvido sempre em parceria com as instituições de ensino. No fundamental, com aulas de economia prática; no médio, com miniempresas, programas de liderança comunitária e outras atividades.

Por que contribui: Estimula o empreendedorismo e dá uma primeira noção do mercado de trabalho.

Como aderir: A adesão ao programa deve ser feita pelas escolas. Interessadas podem se candidatar no site da Junior Achievment no Paraná (www.jabrasil.org.br/japr).

Voluntariado

O que é: É trabalhar pelo próximo sem recompensa material. Curitiba conta com um dos 60 centros de ação voluntária criados a partir 1998, estimulados pelo movimento nacional Comunidade Solidária. O Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) é uma ponte entre os candidatos a voluntários e as 160 entidades sociais que precisam dessa força para desenvolver seu trabalho. Não há idade mínima para ser voluntário. O CAV procura adequar o perfil às vagas disponíveis. Segundo Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do centro, os jovens costumam optar por tarefas práticas, como contar histórias e visitar idosos. "Também podem atuar no mundo virtual, com tradução de textos, gestão de mídias sociais e montagem de planilhas", enumera.

Por que contribui: Desenvolve a empatia e o espírito solidário.

Como aderir: Em palestras semanais, o CAV ajuda os interessados a descobrir com qual causa se identificam. Para checar as datas, consulte o site (http://www.acaovoluntaria.org.br/)

Escotismo

O que é: O movimento fundado por Baden-Powell no começo do século 20 estimula o autodesenvolvimento por meio do potencial físico, intelectual, social, afetivo e espiritual de cada participante. Seu objetivo é formar cidadãos responsáveis, incentivando-os a serem participantes ativos de suas comunidades. O movimento está presente em 216 países. No Brasil, os grupos estão organizados pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que tem 60 mil filiados, 6 mil deles no Paraná ,espalhados em 44 cidades.

Por que contribui: Ensina a ser prático, estimula a sociabilidade e valoriza o respeito.

Como aderir: Na seção Paraná do site da União dos Escoteiros do Brasil (www.escoteirospr.org.br) estão listados os contatos de todos os grupos em atuação no estado.

Interact Clubs

O que é: Os clubes para adolescentes de 12 a 18 anos funcionam ligados ao Rotary, uma organização não-governamental criada nos EUA em 1905 e hoje atuante em 207 países, por meio de clubes organizados em distritos. No Brasil são 38 distritos que somam mais de 2.300 clubes do Rotary. Neles funcionam cerca de 600 clubes Interact. Cada um organiza seus próprios projetos e os integrantes do clube desenvolvem redes locais e internacionais de relacionamento.

Por que contribui: Valoriza a tolerância, a solidariedade, a dedicação ao trabalho e a responsabilidade individual. Desenvolve a liderança e estimula a amizade.

Como aderir: O Interact é aberto a qualquer adolescente.No leste do Paraná, a consulta é pelo www.ic4730.webnode.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]