• Carregando...

Representantes de 55 municípios do Norte do estado reúnem-se hoje para a segunda etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, no Centro de Eventos de Londrina, com uma certeza: não há solução mágica para o desenvolvimento. "Cada município, como o nosso, terá de encontrar um caminho que resulte do trabalho conjunto de toda a sociedade", afirma o prefeito Nedson Micheleti, que falará aos cerca de 600 participantes na abertura do encontro. Dois bons exemplos desse trabalho que traz resultados, os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Apucarana e Arapongas, serão apresentados durante os debates.

Inspirados em experiências européias de distritos industriais dedicados, os APLs são aglomerações de empresas de uma mesma cadeia produtiva – fabricantes e fornecedores –, em um território comum. Essas empresas cooperam entre si e com instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover a inovação tecnológica, a geração de empregos e renda. O APL da indústria de bonés, em Apucarana, e o de móveis, em Arapongas, estão dando nova cara a essas duas cidades e criando um novo mundo de negócios e empregos.

Hoje, 10 mil pessoas – 20% da população economicamente ativa de Apucarana – trabalham nas 200 fábricas de bonés da cidade, responsáveis por metade da produção nacional. Em Arapongas, a situação não é diferente. As 145 empresas moveleiras do município, que compõem o segundo maior pólo do setor no país, dão emprego a 7 mil pessoas. "O arranjo produtivo local é o melhor caminho para desenvolver atividades empresariais, que, isoladamente, seriam impossíveis", afirma Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Iniciativa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), o Fórum Futuro 10 Paraná tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, do Sebrae-PR, da Federação do Comércio do Paraná, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, da Associação Comercial do Estado do Paraná, do Instituto de Engenharia do Paraná e da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná. Também participam Caixa Econômica Federal, Tim e Positivo Informática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]