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Quem utiliza o biarticulado Boqueirão e os terminais Carmo, Hauer ou Boqueirão ganhará uma possibilidade de viagens mais rápidas. Até o começo do ano que vem deve começar a funcionar o ligeirão – uma nova linha que fará a ligação entre o bairro e o Centro em 18 minutos, contra os 33 atuais. A idéia é aproveitar a canaleta já existente na Avenida Marechal Floriano Peixoto para que um biarticulado faça um percurso direto, em vez de parar em todas as estações-tubo do trajeto (veja no quadro ao lado como funcionará o sistema).

Ontem foram realizados os testes de tempo, distância e velocidade no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais (região metropolitana de Curitiba). "Testamos as possibilidades mais difíceis", explica Paulo Schimidt, presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa que administra o transporte coletivo de Curitiba. Para ele, a avaliação foi positiva.

As obras para a implantação do ligeirão vão custar R$ 5 milhões. De acordo com estudos realizados pela Urbs, metade dos 80 mil passageiros que utilizam a linha Boqueirão têm preferência por uma linha direta. Assim, quem precisa ir direto ao Centro poderá utilizar uma linha mais rápida, enquanto quem continuar utilizando o biarticulado convencional perceberá uma redução do número de passageiros.

A mudança também deve atingir outras linhas, já que, segundo os estudos da Urbs, cerca de 30% dos passageiros que utilizam os ligeirinhos Boqueirão/Centro Cívico, Barreirinha/São José dos Pinhais e Sítio Cercado devem migrar para o ligeirão. De acordo com a prefeitura, as mudanças poderão ser estendidas para outras canaletas da cidade. "Teremos mais agilidade no transporte coletivo", afirma o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Pelo novo projeto, cerca de 24 ônibus biarticulados que fazem a linha Boqueirão ou Circular Sul serão transformados em ligeirão.

Os testes no autódromo serviram para calcular o tempo necessário para que o ligeirão ultrapasse os biarticulados parados nas estações-tubo, a melhor distância entre as estações e a velocidade ideal para que a operação seja realizada com segurança. Equipamentos nos veículos farão os semáforos nos cruzamentos da canaleta dar preferência aos ônibus. Sem a interferência de cruzamentos e paradas, estima-se que a velocidade média operacional de um biarticulado, que é de 16 quilômetros por hora, suba 40%, para uma média de 22,5 km/h.

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