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Quando a atriz Elisabeth Savala subiu ao palco no final da tarde chuvosa de quarta-feira, dia 5, encontrou o Teatro Guaíra lotado. E ninguém ali havia comprado entrada para uma peça teatral onde ela atuasse. Sua encenação do texto "Profissão de Fé", escrito pelo diretor corporativo de Marketing da RPC, Rogério Mainardes, foi uma surpresa para as mais de quatro mil pessoas que participaram do III Seminário do Ler e Pensar de Leitura e Literatura.

A platéia, composta por professores, alunos e coordenadores de projetos de jornal e educação de várias regiões do Brasil, estava ali para discutir leitura, literatura, criatividade e o papel de escolas e professores na educação e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O debate sobre leitura, porém, superou o tema e ganhou outros contornos. A grande maioria das perguntas encaminhadas pelo público buscava respostas para questões do "como ensinar num lugar sem recursos?" Ou ainda de "como ler se o livro é caro?".

Outra preocupação intensa foi com o mundo da cibercultura: os professores ora se questionavam com as influências negativas (para eles) do universo ciber, ora se preocupavam com a pouquíssima quantidade de alunos que têm acesso a ferramenta. Houve, ainda, questionamentos sobre o ensino de língua propriamente dita.

O painel confirmou a importância de ler e estimular a leitura porque esse é um caminho eficiente e necessário para a compreensão da realidade, construção da cidadania e entendimento de mundo.

À tarde, o tema central foi o papel da escola e dos professores no desenvolvimento e despertar da criatividade, mas a platéia continuou procurando por respostas para o alto valor dos livros e o baixo interesse dos alunos sobre a leitura.

O debate oportunizou que a Lingüística conseguisse penetrar mesmo que pouco no duro e grande bloco da noção ultrapassada de língua. Ao mesmo tempo, veio à tona a preocupação maior dos professores, que é a condição geral do trabalho: pobreza, fome, falta de verbas, falta de material didático.

O encontro, organizado pelo projeto de jornal e educação Ler e Pensar, da Editora Gazeta do Povo, foi uma oportunidade rara de se discutir "o que é ler?", "como ler?", "como ensinar a ler?" e ainda questões políticas ligadas ao ensino, à educação e programas oficiais de estímulo à leitura.

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