• Carregando...
Sete ambulâncias farão o transporte de pacientes para os hospitais e uma UTI móvel estará apta a prestar atendimentos na região | ANPR
Sete ambulâncias farão o transporte de pacientes para os hospitais e uma UTI móvel estará apta a prestar atendimentos na região| Foto: ANPR

Os municípios do Litoral do Paraná vão poder contar em breve com o Serviço de Atendimento de Urgência(Samu). A inauguração oficial do programa aconteceu nesta segunda-feira (2) em Paranaguá, onde funcionará a Central de Regulação Médica de Urgência do Samu. Para que as pessoas possam chamar o socorro pelo número 192, falta apenas a companhia de telefone responsável liberar a transferência do número. No entanto, nenhuma data exata para o início do serviço foi divulgada pelo governo.

Sete ambulâncias farão o transporte de pacientes para os hospitais e uma UTI móvel estará apta a prestar atendimentos na região. Segundo o diretor de políticas de urgência e emergência, Vinicius Filipak, mais do que as ambulâncias, o que deve agilizar de fato o atendimento é a possibilidade de gerenciar os chamados. "A presença da ambulância é até menos importante do que a regulação. Não adianta ter o veículo e não levar o paciente rapidamente para o lugar certo", enfatiza.

Filipak cita que o sistema de atendimento possibilitará, por exemplo, usar ambulâncias fora da frota do Samu para dar conta de atender uma possível demanda excessiva na alta temporada. "Com a central será possível fazer o ordenamento de todas as emergências, gerenciar o direcionamento dos pacientes e também evitamos a superlotação".

Na semana passada, 80 pessoas, entre médicos, enfermeiros, motoristas, telefonistas e técnicos fizeram treinamentos para atender no novo sistema. A estimativa é que as oito ambulâncias sirvam à demanda de emergências de 270 mil pessoas no Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]