• Carregando...
Obras que retratam a crise econômica e política que o Brasil enfrenta estão em alta | Letícia Akemi/Arquivo/Gazeta do Povo
Obras que retratam a crise econômica e política que o Brasil enfrenta estão em alta| Foto: Letícia Akemi/Arquivo/Gazeta do Povo

No começo do ano, muita gente aproveita para desligar um pouco a cabeça dos compromissos do dia a dia. Para quem quer descansar a mente, mas manter a leitura em dia, uma boa alternativa é mudar um pouco a área de interesse. Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo deram suas sugestões. São obras atuais, outras clássicas, que ajudam a entender temas da conjuntura.

Obras que retratam a crise econômica e política que o Brasil enfrenta estão em alta. A curadoria das Livrarias Curitiba traz de clássicos da esquerda, como Eduardo Galeano, a ícones da direita, como Reinaldo Azevedo.

A jornalista Myrian Del Vecchio, professora do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Made), da UFPR, sugere leituras sobre a questão ambiental. Além do aquecimento global, debatido na Cop de Paris, estão em alta temas como o hiperconsumo, que influencia o conflito ambiental, e a ecologia.

Após um 2015 com uma série de movimentações feministas, a advogada Sandra Barwinski indica leituras para entender a violência contra a mulher, e a persistência da desigualdade entre gêneros. Jaqueline Afonso, da Unicuritiba, comenta os temas da atualidade internacional: a islamofobia, crise dos refugiados e ascenção da extrema direita, em especial nos Estados Unidos.

Confira a lista completa:

Brasil – Uma Biografia

Autora: Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling

As autores se debruçam sobre outra história brasileira, a do cotidiano, da expressão artística e cultural. Como viviam as minorias, quais os conflitos sociais. Subvertem a lógica de datas e eventos “consagrados pela tradição”. A partir desta análise, tentam compreender como o Brasil se constituiu em um país com cidadania fragilizada, dificuldade de lidar com a mestiçagem e com fortes traços de violência.

Raízes do Brasil

Autor: Sergio Buarque de Holanda

Nesta obra clássica, lançada pela primeira vez em 1936, o historiador se debruça a entender a formação da sociedade brasileira. As formas como a colonização portuguesa influenciou a construção na colônia, as fronteiras frágeis entre o público e o privado são alguns dos temas abordados.

Uma Breve História das Guerras

Autor: Geoffrey Blainey

Na obra, de 2014, o historiador australiano Geoffrey Blainey analisa a personalidade de grandes estrategistas militares, como Hitler, Lenin e SaddamRussein. tenta entender o que está por trás do anúncio ou encerramento de uma guerra. O foco central é entender os fatores que determinam a deflagração ou encerramento dos conflitos, além da politica por trás destes.

As Veias Abertas da América Latina

Autor: Eduardo Galeano

Neste clássico da esquerda latino-americana, Galeano fala das diferentes ditaduras civis-militares que governaram países do continente, que tiverem seu auge na década de 1970. O escritor relaciona a história à colonização europeia na região, iniciada no seculo XV.

Diários da Presidência

Autor: Fernando Henrique Cardoso

Em quatro volumes, a obra de FHC traz os registros reais, confessados a um gravador, durante seu período na presidência. O material foi transcrito e publicado. O livro traz o cotidiano da Presidência da República, brigas políticas, intrigas, frustrações. Figuram na histórias muitos personagens que ainda hoje povoam a política brasileira, como Michel Temer (PMDB), Aloysio Nunes (PSDB) e o recém-aposentado José Sarney.

Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Autor: Leandro Narloch

Leandro Narloch defende que o “bom mocismo” é o grande vilão da política econômica brasileira. Argumentos contra a pobreza e à favor da população escondem decisões econômicas maléficas para o desenvolvimento do país, e que mantêm a riqueza concentrada nas mãos de poucos, defende o jornalista. É o que ele tenta provar neste “guia politicamente incorreto”.

Objeções de um Rottweiller Amoroso

Autor: Reinaldo Azevedo

O livro traz uma compilação colunas do jornalista, publicadas no ano de 2013. São análises críticas sobre o governo Dilma e fatos da política brasileira, como o julgamento do mensalão. O nome foi escolhido como uma resposta aos críticos de Azevedo, que o chamariam de “rotweiller”. O autor argumenta que, ao contrário do cão, “fala” e não “rosna”, por isso o termo “amoroso”.

Uma história verde do mundo

Autor: Clive Ponting

O autor analisa crimes que a humanidade cometeu ao longo dos séculos em nome da civilização e do progresso. Para entender melhor o conflito homem X natureza, em especial a partir da Revolução Industrial.

Ecológica

Autor: André Gorz

Ainda sobre a relação homem e natureza, o autor vai à fundo nas questões econômicas e sociais por traz do conflito, e traz uma crítica ao consumo e ao capitalismo contemporâneo.

A felicidade paradoxal

Autor: Gilles Lipovetsky

Um ensaio sobre a chamada “sociedade do hiperconsumo.

Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria

Zygmunt Bauman

Outro jovem clássico, também sobre a relação com o consumo.

O Desafio Ambiental

Autor: Carlos Walter Porto-Gonçalves

Guia rápido para entender a crise ambiental, e as implicações entre poder e meio ambiente.

Diário do clima

Autora: Sônia Bridi

Para entender os diferentes aspectos do aquecimento global, o livro traz reportagens feitas em cinco continentes sobre o tema. Leitura leve para aproximar-se do tema.

Cidades rebeldes

Autores: David Harvey,Ermínia Maricato,Mike Davis,Ruy Braga eSlavoj Žižek, entre outros

Coletânea de autores consagrados na área do urbanismo, com textos que ajudam a entender os conflitos e desafios das grandes cidades.

Fora da questão ambiental, acho fundamental as pessoas estarem por dentro das questões urbanas e políticas: nessa linha vale a coletânea CIDADES REBELDES, com textos de diversos autores (entre eles David Harvey) e que é bem baratinho.

Violência contra a mulher: desafios e avanços

Organização: Sandra Lia Bazzo Barwinski, Deisy Rodrigues Joppert e Zita Ana Lago Rodrigues

Coletânea de artigos produzidos pela Comissão de Estudos Sobre Violência de Gênero da OAB/PR, em parceria com a Escola Superior da Advocacia e a Federação das Indústrias do Paraná. Abordam o enfrentamento à violência contra a mulher sob um olhar multidisciplinar.

Estupro - crime ou cortesia?

Autoras: Silvia Pimentel e Ana Lucia Schritzmeyer

As autoras fazem uma analísa das decisões judiciais sobre estupros no Brasil, na década entre 1985 e 1995, com objetivo de organizar referências interpretativas para este crime, a partir dos discursos dos operadores de Direito. Ou seja, entender como investigadores, defensores e acusações abordaram o tema. A análise destaca como os estereótipos de gênero impactam, além da cultura, os processos judiciais, que reproduzem e perpetuam desigualdades e discriminações.

Mas ele diz que me ama

Autora: Rosalind B. Penfold

Um relacionamento abusivo contado em forma de historias em quadrinhos. Mostra as agressões do ponto de vista de quem as sofre. Acabar auxiliando mulheres a refletir a respeito e identificar relações abusivas, incentivando-as a denunciar parceiros violentos.

Abuso da fraqueza e outas manipulações

Autora: Marie-France Hirigoyen

Aborda o consentimento, a submissão, a liberdade. Psiquiatra, a autora analisa questões morais e legislativas em torno de manipuladores, especialmente contra pessoas vulneraveis, como idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade

Autores: Michael Löwy e Robert Sayre

Os ideias românticos, a valorização da subjetividade, da vida em comunidade, são considerados os adversários da vida na sociedade contemporânea. Além dos aspectos sociais, o livro traz uma análise política e social a partir desta contraposição.

SwissLeaks: Revelações sobre a fraude fiscal do século

Autores: Gérard Davet e Fabrice Lhomme

A dupla de jornalistas traz os bastidores e todos os detalhes sobre o SwissLeaks, investigação que expôs ao mundo movimentações financeiras fraudulentas, patrocinadas pelo banco HSBC, na Suiça.

Brasil, um país do presente: o poder econômico do “gigante verde”

Autor: Alexander Busch

Jornalista alemão baseado no Brasil, Alexander Busch fala do momento econômico imediatamente anterior ao atual. Ele argumenta que o Brasil, cujo crescimento econômico emergiu da crise no centro do capitalismo, não deve ser tratado como um coadjuvante de outros emergentes, como China e Índia. E sim como um protagonista do jogo econômico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]