• Carregando...
Policiamento ostensivo em Foz do Iguaçu: redução de 151 para 113 homicídios | Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
Policiamento ostensivo em Foz do Iguaçu: redução de 151 para 113 homicídios| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
  • Veja que houve redução no Mapa do Crime de algumas cidades

Foz do Iguaçu - Londrina e Foz do Iguaçu, cidades que frequentemente aparecem em listas de mais violentas do interior paranaense, estão conseguindo diminuir os índices de homicídios. A razão estaria no maior número de investigadores nas ruas e na rapidez da elucidação de crimes. Conforme estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e dos municípios, comparando os números do primeiro semestre de 2009 com os do mesmo período de 2008, os assassinatos caíram 25% em Foz do Iguaçu, 35% em Londrina e 20% em Ponta Grossa. Em contrapartida, foi registrado aumento do número de crimes em Guarapuava (85%), Cascavel (11%) e Maringá (10%).

Segundo o Mapa da Violência da Sesp, entre 2007 e 2008 os assassinatos haviam crescido 48,46% na região de Londrina e 47% no entorno de Paranaguá. Londrina conseguiu mudar o quadro, pelo menos no primeiro semestre deste ano. Já Paranaguá, não. Em Foz do Iguaçu, os índices estavam em queda desde o ano passado.

Os delegados de Polícia Civil de Londrina e de Foz do Iguaçu afirmam que ocorreram mudanças fundamentais para a redução dos homicídios, incluindo a elucidação rápida dos crimes. "Assim você demonstra que há punição", diz o delegado chefe da 10.ª Subdivisão Policial, de Londrina, Sérgio Barroso. O delegado ainda observa que a prisão de gerentes do tráfico e o aumento de policiais na área de homicídio colaboram para a estatística favorável.

De acordo com titular da Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu, delegado Marcos Araguari, uma série de fatores vem contribuindo para a queda de homicídios na cidade. Para Araguari, a mudança é resultado da colaboração da população para elucidação dos crimes, via disque-denúncia – que pode ser anônima – e do melhor entrosamento da Polícia Civil com a Polícia Federal e com a Polícia Militar.

Conforme estatísticas da Delegacia de Homicídios, de janeiro a setembro de 2008, Foz do Iguaçu registrou 151 assassinatos. No mesmo período deste ano o número foi de 113, uma redução de 25%. O delegado afirma ainda que em agosto o índice de elucidação dos homicídios chegou a 80%. O efetivo da Delegacia de Homicídios também está em alta em Foz. Até o fim de outubro, Araguari pretende trabalhar com mais três investigadores. Hoje, são oito. Com mais equipes, os policiais podem se revezar no trabalho, o que resulta na melhoria da qualidade do serviço prestado à população, segundo o delegado. Em Londri­na e Foz do Iguaçu, 90% dos homicídios são de­­corrên­cia de disputas e desavenças provocadas pelo tráfico de drogas.

Em alta

O quadro no Litoral manteve-se negativo. No primeiro semestre deste ano, os assassinatos voltaram a aumentar 7% em Para­naguá em relação ao mesmo período de 2008. Mas a maior disparidade está em Guarapuava. A região, que chegou a registrar a maior redução no número de homicídios dolosos do Paraná entre 2007 e 2008, ou seja, uma queda de 48,61%, voltou a ver uma tendência de aumento do crime. No primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, o incremento na violência foi de 85%.

O delegado-adjunto da Polícia Civil, Cristiano Santos, diz que os homicídios na cidade têm relação estreita com o uso de bebida alcoólica. "Não existe uma maneira de prevenção além de se fazer abordagens em bares", afirma.

Serviço

Em Foz do Iguaçu o disque-denúncia é: 0800-643-2977

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]