• Carregando...
Mulher se protege do sol forte em Londrina | Gilberto Abelha
Mulher se protege do sol forte em Londrina| Foto: Gilberto Abelha

Chuva no fim de semana

A previsão é de chuva para este fim de semana, mas o tempo deve voltar a ficar seco em breve. "Deve chover no domingo, mas são pancadas de chuvas isoladas, porque uma nova frente fria passa pela região", detalhou o meteorologista Tarcísio Costa, do Simepar.

Mesmo com a chuva que deve cair no domingo, o tempo seco deve continuar na região Norte do Paraná. "Depois da chuva, volta a esfriar no começo da semana e volta a seca também."

Há 32 dias não chove em Londrina. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a última chuva registrada no Município em 21 de julho, quando caíram apenas 17 milímetros de água. A falta de chuva faz com que o tempo fique seco e a umidade relativa do ar caia consideravelmente, o que pode prejudicar a saúde das pessoas.

Por volta das 15 horas desta quinta-feira (22), a umidade relativa do ar chegou a 25% em Londrina, um nível considerado baixo e estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice considerado ideal é de acima de 60%. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem fazer exercício físico entre as 10h e 15h. "Geralmente, o período da manhã é mais úmido e mais tranquilo de fazer exercício. A baixa umidade não interfere diretamente no desempenho, o que influencia na verdade é se você está hidratando bem", explicou o instrutor de academia Mauro Mantoani Junior.

Com a umidade do ar baixa, a necessidade de consumo de líquidos pelo corpo aumenta. Por isso, é preciso que se consuma, em média, quatro litros de água por dia. "O principal cuidado é a hidratação e a alimentação balanceada, que deve ser rica em alimentos que forneçam líquido, como frutas e alguns legumes", alertou Mantoani. Ele ressaltou ainda que a umidade baixa dificulta a respiração, o que pode prejudicar quem tem problemas respiratórios.

Outra recomendação é de que as pessoas se protejam do sol usando chapéu, sombrinha e que façam a hidratação da pele. O cuidado com a saúde das crianças também deve ser redobrado nesse período.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]