• Carregando...

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina confirmou nesta segunda-feira (25) a terceira morte por dengue na cidade. A vítima foi uma mulher de 40 anos, que morreu no dia 4 de fevereiro. Os outros dois casos foram de uma mulher de 42 anos, morta no dia 18 do mesmo mês dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região central, e de uma senhora de 64 anos, moradora da região leste, que morreu no dia 30 de janeiro.

A cidade já confirmou 5.328 casos de dengue desde o início deste ano, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo município nesta tarde. A Secretaria de Saúde notificou 11.182 casos da doença e 3.029 ainda estão sendo investigados. A região leste registrou 2.138 casos, seguida das regiões norte (915), oeste (786), sul (763), centro (684) e zona rural (38).

Com a terceira morte confirmada pelo município esta semana, foram encerradas as investigações de óbitos suspeitos por dengue. Apesar disso, gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, lembrou que alguns pacientes continuam internados em estado grave e monitorados pela vigilância epidemiológica. Ela cita como exemplo caso de uma senhora de 64 anos, internada há mais de dois meses no Hospital Universitário com Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

Sandra Caldeira disse que se os mais de 3 mil casos, que ainda estão sendo analisados, forem confirmados como dengue, Londrina pode registrar a pior epidemia da doença nos últimos oito anos, com mais de 8 mil casos confirmados. Segundo Sandra, todos esses casos serão analisados pelo critério clínico-epidemiológico. Ela calcula que os resultados devem ser conhecidos em cerca de dois meses.

Mais de 580 casos foram confirmados em relação à semana passada, quando a cidade registrava 4.741 confirmações de dengue. Em relação ao número de notificações, o aumento foi de 519 casos suspeitos. "A tendência é diminuir o número de notificações. A epidemia está controlada", afirmou a gerente de epidemiologia.

Paraná

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na última segunda-feira (18), o Paraná já confirmou 13.274 casos de dengue e 11 mortes. A 12ª morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, nesta segunda. Até o dia 15 deste mês, o estado havia notificado 41.743 casos suspeitos da doença. Um novo boletim estadual será divulgado na próxima quarta-feira (27).

Reunião estabelece metas de treinamento para controle do mosquito

Em uma reunião na tarde desta segunda-feira (25), entre a coordenação de combate à dengue e representantes de 40 condomínios fechados de várias regiões de Londrina, ficaram estabelecidas metas de treinamento para controle de focos do Aedes aegypti nestes locais.

De acordo com o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Elson Belisário, os representantes pediram explicações de como controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue para repassar aos moradores dos condomínios. "Este tipo de parceria é muito importante para continuarmos erradicando a doença na cidade. São locais tranquilos, mas devemos incentivar o combate para todas as pessoas".

No próximo sábado (29), haverá um mutirão para controle da dengue no Jardim Maringá, região central. "Estamos analisando como será esse mutirão, quantos imóveis serão visitados, se será de retirada de entulho e lixo ou apenas de cunho educativo. Foi um pedido das lideranças daquela comunidade e esse tipo de iniciativa nos auxilia bastante", disse Belisário.

O coordenador de endemias também falou da preocupação que a chuva – que voltou a cair forte nesta tarde em toda a região – e de como ela afeta o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. "Se a chuva continuar por vários dias e a temperatura cair, o ciclo evolutivo do mosquito se retarda, passando da média comum entre 8 a 12 dias. Mas a temperatura tem que cair, se mantiver perto dos 30º C, o ciclo é o mesmo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]