• Carregando...
Cidade enfrenta sua pior crise de abastecimento de água | Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina
Cidade enfrenta sua pior crise de abastecimento de água| Foto: Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina

Veja a relação dos bairros que vão ficar sem água em Londrina nesta quarta-feira:

Região Norte:

Conjunto Newton Guimarães, Parigot De Souza 2, Paris, Portal do Sol, Vivi Xavier, Atenas, Professora Marieta, Viena, Leblon, Terra Nova, Novo Horizonte, Heimtal, Itapoá, Campos Verdes, Maria Cecilia, Luiz de Sá, Aquiles Stenghel, Jardim Primavera, Ruy Virmond Carnascialli, Itapema, Paraíso, Jardim Roma, Milton Gavetti, Tropical, Pacaembu, Itália, Santa Mônica, Residencial Elizabeth, Nova Aliança, Pacaembu, Milton Gavetti, Tropical, Farid Libos, Novo Amparo, Waldemar Hauer, Vila Izabel, Lindóia, Mister Thomas, Vila Romana, Eucaliptos, Império do Sol, Jardim das Américas, Coliseu, Honda, Costa do Sol e Itamaraty.

Região Sul:

Pitanguá, Terras de Santana, Condomínios Royal, Alphaville, Chácaras Esperança, Terra Bonita, Terras de David, Vale das Araucárias, Residencial Alcântara, Vale do Reno, Recanto Colonial, Burle Marx, Granville, Itatiaia, Tucano, Mediterrâneo, Vilas Boas, Vale do Sol, Acapulco, Cafezal (I, II, III e IV), Alto Do Cafezal e Chácaras São Miguel.

Sarandi

Os moradores de Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, também enfrentam o problema de desabastecimento. A falta de água já dura 20 dias e, de acordo com a Autarquia Águas de Sarandi, atinge de 5 mil a 7 mil famílias. Para tentar resolver o problema, dois novos poços artesianos devem ser inaugurados até a próxima semana em caráter de urgência. Até lá, a autarquia utiliza dois caminhões pipas para abastecer os bairros mais críticos.

No sétimo dia do rodízio de racionamento adotado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Londrina, cerca de 70 bairros das regiões norte e sul vão ficar sem água hoje. O atraso na duplicação do sistema de captação de água do Rio Tibagi está deixando em média 15 mil famílias em 80 bairros da cidade sem água diariamente. O rodízio atual foi adotado há sete dias pela Sanepar, mas desde o ano passado o racionamento eventual passou a fazer parte da rotina do londrinense, especialmente no verão.

De acordo com o gerente industrial da companhia de abastecimento, Roberto Arai, para evitar os racionamentos a obra de duplicação do sistema de captação deveria ter ficado pronta no ano passado. Para isso, teria de ter sido iniciada em 2009. Mas os recursos financeiros federais, no valor de R$ 83 milhões, foram liberados no ano passado e a obra só será entregue em 2014. Com isso, a população vai continuar sofrendo com racionamentos também em 2013. Arai admite que Londrina nunca vivenciou uma situação como a atual – de cortes de água devido à capacidade de produção. "Não me lembro de racionamentos como estes antes de 2011", afirma.

A média de consumo diário por pessoa em dias normais, de acordo com gerente industrial da Sanepar, é de 110 litros. "Em dias muito quentes ultrapassa 150 litros, podendo até dobrar." Com a duplicação do sistema de captação do Tibagi, passarão a ser produzidos 3.300 litros/por segundo. Hoje, são 2.100 litros por segundo. Essa produção, de acordo com Arai, será suficiente para atender o crescimento populacional nos próximos 10 anos. Os projetos para nova ampliação do sistema de captação a partir desse período já estão sendo elaborados, segundo Arai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]