• Carregando...

Uberlândia (MG) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou ontem um recado para os ambientalistas e foi enfático ao afirmar que o país poderá entrar definitivamente na "era da energia nuclear" caso persistam os obstáculos às construções de usinas hidrelétricas no Brasil.

Ao participar, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, da inauguração da usina hidrelétrica Amador Aguiar II, o presidente citou como alternativas energéticas economicamente viáveis para o país as hidrelétricas e as usinas nucleares.

"Nós temos duas alternativas concretas e quero dizer aqui para os empresários: ou nós fazemos as hidrelétricas que temos que fazer, vencendo todos os obstáculos, ou nós vamos entrar na era da energia nuclear", disse Lula.

O presidente afirmou ainda que não terá "nenhuma dúvida" de debater o assunto e fazer "o enfrentamento que tiver de fazer". Porém, ao destacar que o Brasil precisa estabelecer sua "matriz definitiva", Lula disse que a energia gerada por hidrelétricas é "melhor" e "mais barata".

Segundo o presidente, é preciso convencer os envolvidos com o licenciamento ambiental das usinas, nem que para isso seja preciso recorrer ao Papa Bento XVI.

"Não temos escolhas, meus caros empresários. Ou nós fazemos o que tem que ser feito e aí precisamos todos conversar com o Ministério Público, conversar com as entidades de meio ambiente, conversar com as ONGs, conversar com os tribunais de contas, aproveitar que o Papa está vindo aqui e conversar com o Papa porque o Brasil não pode parar por falta de energia", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]