• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia nesta sexta-feira, em Caxias do Sul e Flores da Cunha, no interior do Rio Grande do Sul, medidas de apoio aos produtores de uva e de vinho. Em Flores da Cunha, Lula visita a colheita da uva e participa de almoço com agricultores locais.

Às 15h, em Caxias do Sul, o presidente abre a 26ª Festa Nacional da Uva, quando serão anunciadas medidas de incentivo ao produtores, por meio de uma linha de crédito específica do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A medida deve beneficiar cerca de 20 mil famílias de produtores rurais que trabalham com a fabricação de vinho e mais de 650 vinícolas na região Sul do país, segundo informou hoje o Palácio do Planalto.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as medidas visam apoiar a comercialização e gestão da produção, e a fiscalização da qualidade dos produtos nacionais e dos importados que estão chegando ao mercado brasileiro.

O governo federal investirá na compra de equipamentos para melhorar a qualidade da produção, incentivará a criação de programas de exportação em parcerias com ministérios e entidades, além de dispor do novo financiamento.

O setor vitivinícola terá à disposição a linha de crédito específica do Pronaf, com a ampliação do prazo de pagamento dos créditos e taxas de juros de 8,75% ao ano.

A expectativa é que esse novo financiamento ajude na comercialização da safra e no cumprimento da política de preço mínimo da uva. Para a produção, serão destinados recursos do Pronaf e de parceiros para o desenvolvimento de um sistema de fiscalização da qualidade do vinho que propicie mais segurança ao produto e aos consumidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]