• Carregando...

Brasília (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na segunda-feira em Londres para uma visita de Estado à Grã-Bretanha marcada pelas exigências pessoais e ambições na esfera multilateral. Na agenda de trabalho, ele insistirá no projeto de realizar um encontro de líderes mundiais para destravar a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e na reforma do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, somente "tangenciará" os dilemas da comunidade brasileira na Inglaterra e deverá ignorar o polêmico assassinato do eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes pela Scotland Yard, há um ano.

Antes de Lula, apenas os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Ernesto Geisel haviam realizado visita de Estado à Grã-Bretanha. Trata-se de uma modalidade cerimoniosa, que, por si mesma, prevê a visita aos chefes dos três Poderes. Mas, na capital britânica, reveste-se de mais requinte e de elementos da tradição monárquica. Nesse sentido, o presidente e a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, serão hospedados no Palácio de Buckingham, para onde serão transportados da Embaixada do Brasil num carro de tração animal. Lula permanecerá três dias na cidade.

O contato mais próximo que terá com a comunidade brasileira será na abertura de uma exposição sobre a Tropicália, no Centro Cultural Barbican.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]