Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou ontem o ex-coordenador nacional de sua campanha e presidente do PT, Ricardo Berzoini, pela escolha dos envolvidos – que classificou de "bando de aloprados" – no caso do dossiê contra os tucanos. Lula não admitiu que errou ao escolher os integrantes de sua campanha.

CARREGANDO :)

"Não, não admito que errei ao escolher os meus pares. Tem tanta gente que casa e depois de um ano descobre que a mulher não era a mulher ideal, mas namorou seis, sete, oito, nove, dez anos. Casa e depois descobre que não deu certo. Isso faz parte da vida, assim que é a vida humana", disse o presidente.

Entre os envolvidos no caso estão dois amigos de Lula: Jorge Lorenzetti, churrasqueiro de festas do presidente na Granja do Torto, e Oswaldo Bargas, ex-secretário do Ministério do Trabalho, além de Freud Godoy, um segurança com quase 20 anos de convivência próxima com o petista.

Publicidade

Em entrevista a três rádios populares, Lula buscou se afastar ainda mais do dossiê. "Você escolhe um companheiro para determinada função, no caso do pessoal que cuidava da ‘pseudo-inteligência’ da minha campanha nem fui eu que escolhi, quem escolheu foi o presidente do partido (Ricardo Berzoini), que era o coordenador da campanha eleitoral."

O presidente disse que não tem obrigação de saber tudo o que se passa no seu governo porque o Brasil é "muito grande", mas que sempre toma decisões rápidas quando é informado. "As pessoas com muita facilidade acham que o presidente da República tem obrigação de saber tudo. (...) O presidente da República só pode ficar sabendo se alguém contar as coisas para ele, porque o Brasil é muito grande", declarou.

"O que é importante é que, quando houver a denúncia, você tem de tomar as decisões rápido, porque é isso que o povo espera, e nós fizemos isso. As pessoas que tinham de ser afastadas foram afastadas, as pessoas que tinham de ser investigadas foram investigadas."

O presidente cobrou, mais uma vez, a divulgação do teor do dossiê. "O que eu quero saber não é apenas de onde veio o dinheiro, eu quero saber quem é que montou a engenharia política pra essa barbárie que foi feita, eu quero saber quem é o engenheiro que arquitetou uma loucura dessas. Porque, se um bando de aloprados resolveu comprar um dossiê, é porque alguém vendeu para eles que esse dossiê deve ter coisas do arco da velha. Então eu não quero saber apenas de onde veio o dinheiro, mas o conteúdo."