• Carregando...

Doações dos paranaenses chegam às vítimas de Santa Catarina

As doações que os paranaenses têm feito às vítimas das chuvas em Santa Catarina não param. Na última semana, 26 caminhões carregados com roupas, colchões, alimentos e água saíram de Curitiba com destino ao estado catarinense. Porém, com os desmoronamentos e alagamentos, há pontos em que é possível chegar somente pelo ar. Leia matéria completa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira (1º), durante a reunião de coordenação política, que os técnicos do governo estudem mudanças nas regras para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Atualmente, para pessoas que moram em áreas atingidas por calamidades públicas, o limite do saque é de R$ 2,6 mil. Lula já decidiu que é preciso alterar o decreto que trata destas regras. A medida visa ajudar as famílias que estão desabrigadas pelas enchentes em Santa Catarina.

Na semana passada, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) pediu ao presidente que o valor do saque seja dobrado e que as famílias possam fazer saques mais de uma vez a cada 12 meses, respeitando o limite, que ficaria em R$ 5,2 mil. "É que em Santa Catarina tem algumas famílias que já efetuaram saques por conta de calamidades ocorridas no começo do ano", explica Ideli.

Não há prazo para que os técnicos terminem o estudo para mudança do decreto, mas é provável que isso ocorra ainda este ano. A avaliação do governo é de que todas as medidas possíveis foram tomadas para socorrer as vítimas da enxurrada.

Lula determinou ainda que o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Félix, reúna os ministros das pastas envolvidas para diagnosticar outras medidas que possam ser necessárias para reconstrução das áreas atingidas.

Participaram da reunião os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Relações Institucionais, José Múcio, da Comunicação Social, Franklin Martins, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]