• Carregando...

Brasília – Além de discutir a idéia de uma reforma tributária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará para os governadores na próxima terça-feira alguns pontos do pacote social que quer implementar neste segundo mandato. Para Lula, o apoio dos estados é imprescindível para a execução.

As ações que serão mostradas são alterações no Bolsa-Família, integração e ampliação de políticas para jovens, educação, saúde, saneamento, energia e outras ações para melhorar a qualidade de vida em comunidades pobres e afastadas dos centros urbanos. Integrar as comunidades menos favorecidas e tentar diminuir a criminalidade nas zonas metropolitanas das grandes cidades são duas metas que Lula tem cobrado de auxiliares para a segunda gestão. Entre as propostas, uma das principais é ampliar para 18 anos a faixa etária de jovens beneficiados pelo Bolsa-Família.

A idéia é que, por não receberem mais para que o adolescente estude depois que completa 16 anos, as famílias não os forçam a continuar na escola. Assim, muitos abandonam os estudos antes de completar o ensino fundamental.

Outra ponta do pacote social que ele deve apresentar aos governadores é a integração das políticas para juventude. Hoje, o governo tem 20 programas diferentes, em 18 ministérios, com investimentos que chegam a R$ 1 bilhão. Os programas não têm relação entre si e perdem efetividade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]