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Gustavo mostra o que sobrou do seu carro: desmanche teria sido obra da própria polícia | Walter Alves/Gazeta do Povo
Gustavo mostra o que sobrou do seu carro: desmanche teria sido obra da própria polícia| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Por conta própria

Delegacia agia sem planejamento e sem orientação superior

Além de denunciar o esquema de corrupção, as investigações do Gaeco sugerem que a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba funcionava sem um planejamento estratégico definido pelo Departamento da Polícia Civil. De acordo com os promotores, os delegados geriam a delegacia a seu modo, a partir de critérios pessoais e sem orientação superior.

"Quando os índices estavam ruins, simplesmente se trocava de delegado. O novo [delegado] começava a trabalhar de forma completamente diferente de seu antecessor e sem nenhum planejamento. Isso nos assustou muito. Não havia serviço de inteligência, não havia um trabalho estratégico", diz o promotor André Glitz.

Para o ex-secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva, o planejamento é determinante para a eficácia das ações, principalmente em casos "crônicos", como o de furtos e roubos de veículos. "Não existe como uma ação genérica combater problemas crônicos. Isso exige um programa de segurança pública. É algo para o secretário se reunir toda semana com o titular da delegacia, com o chefe das Polícias Civil e Militar, e pensar estrategicamente", opina. Segundo o Gaeco, o serviço de inteligência só foi criado na DFRV após o afastamento dos delegados denunciados no esquema. Para especialistas, isso foi determinante para a reversão dos índices.

Sangue novo

Há 20 dias, a delegacia foi assumida pelo delegado Cassiano Aufiero. Neste período, o novo chefe da DFRV ampliou o setor de inteligência e começou a mapear desmanches. No período, dois foram fechados, 43 pessoas foram presas e 132 veículos foram recuperados. "Nós vamos responder com trabalho. Daqui pra frente, é trabalho, trabalho e trabalho", diz Aufiero.

Entrevista

"É o maior desafio da minha carreira"

Cassiano Aufiero, novo delegado da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba.

Há 20 dias, o delegado Cassiano Aufiero foi indicado para assumir a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), uma das unidades especializadas mais importantes do estado e, ao mesmo tempo, epicentro de uma denúncia que envolve corrupção policial. No curto período à frente da delegacia, ele iniciou a ampliação do serviço de inteligência e manteve a redução dos índices de roubo e furto de carros. "Para retomar a confiança da população, é muito trabalho", disse. Veja a entrevista completa:

A DFRV ficou estigmatizada após a conclusão da Operação Vortex?

Eu não senti isso, mas acredito que abala um pouco a confiança da população na delegacia. Afinal, se tornou público uma coisa que ainda não foi comprovada. Eu prefiro deixar para Justiça decidir isso. Mas, comprovado ou não, a população fica receosa.

O que fazer para retomar a confiança da população?

O que eu posso dizer é trabalho, trabalho e trabalho. É trabalhar muito. Desde que cheguei, troquei 12 policiais. Os que vieram são policiais que já sabem do meu jeito, já estão adaptados ao meu trabalho. São pessoas que vêm me acompanhando há algum tempo. Implementei minha filosofia e estou cobrando muito deles. A gente chega cedo e vai embora muito tarde.

Já surtiu algum resultado?

Nesses 15 dias, recuperamos 132 veículos e fizemos 43 prisões. Foram dois desmanches fechados. Em um deles, em União da Vitória, encontramos 23 veículos, oito deles intactos. Para retomar a confiança da população, é muito trabalho. É a população ver que você está trabalhando.

Houve outras mudanças?

Eu ampliei o setor de inteligência para que os braços da delegacia alcancem não só Curitiba, mas a região metropolitana, interior e litoral. Na semana passada, por exemplo, recuperamos dois carros no litoral. Também vamos atuar fora do estado em alguns casos. Por exemplo: tem um desmanche em outro estado que está receptando veículos roubados aqui. Isso me dá autonomia para ir lá e prender os responsáveis.

Como vai funcionar o setor de inteligência?

Tenho um policial que está designado especialmente para analisar os boletins de ocorrência e, a partir disso, identificar vítimas que possam dar mais detalhes sobre a atuação dos bandidos. O policial faz essa triagem e identifica pessoas que possam fornecer essas informações. Ele telefona para essas vítimas e faz um levantamento qualitativo dessas informações e inclui no banco de dados.

Qual a equipe o senhor tem à disposição?

Tenho 66 policiais, divididos por todos os setores.

O senhor tem plena confiança nos seus policiais que eles não vão ceder a assédio de bandidos e cair em algum esquema semelhante ao denunciado?

Puxa, eu acredito que todo o policial que entra na profissão é para fazer um serviço sério e que vem com uma ideologia. Então eu acredito que não [vão ceder ao assédio de bandidos]. É um pessoal novo, são recém-formados. Nada contra os antigos, mas estou mesclando policiais de mais tempo com policiais com sangue novo. Então vamos formar uma equipe assim, de confiança.

É um desafio para o senhor?

Eu diria que é o maior desafio da minha carreira. Eu acho que esta é a maior delegacia do estado, com uma grande área administrativa, um volume de trabalho gigantesco.

Denunciada há dez dias, a rede de corrupção articulada por delegados e investiga­do­res para cobrar propina de donos de lojas de peças auto­mo­tivas usadas não é algo no­vo. O Grupo de Atuação Espe­cial de Combate ao Crime Or­ganizado (Gaeco) reuniu indícios de que a máfia dos desmanches estava arraigada na estrutura da Polícia Civil e que funcionava havia pelo menos sete anos em Curitiba e Região Metropolitana. A atuação da quadrilha, segundo os promotores, tem relação direta com o índice de carros roubados, que disparou nos últimos anos.

INFOGRÁFICO: Veja como funcionava o esquema desmascarado pelo Gaeco

Ao longo da Operação Vor­tex, lojistas do setor de autopeças detalharam ao Gaeco que, desde 2005, pagavam propina mensalmente à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Em troca, a polícia fazia "vistas grossas" nas fiscalizações, abrindo precedentes para a venda de peças de carros roubados ou furtados.

"É uma prática que estava arraigada. O valor da ‘mensalidade’ variava de acordo com o delegado divisional (Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, departamento ao qual a DFRV está subordinada) e com a dinâmica da loja", diz o promotor André Pasternak Glitz. Um caderno de contabilidade apreendido na casa de um investigador indica que o valor da propina variava entre R$ 250 e R$ 1 mil. Estima-se que cerca de R$ 30 mil eram arrecadas por mês pelos policiais.

Em depoimento, um dos comerciantes revelou que entrou para o esquema em 2006, quando se mudou para Curitiba e comprou uma autopeças. O pagamento já estava na previsão de gastos do negócio. "A pessoa que vendeu a loja já o avisou. ‘O esquema é o seguinte: tem a mensalidade da delegacia e você tem que pagar para não ser incomodado. Você tem que pagar’. E ele pagava", conta Glitz.

De acordo com o Gaeco, as lojas que integravam o esquema formavam uma espécie de rede. Os ladrões eram contratados individualmente pelos estabelecimentos para roubar carros sob encomenda. Os automóveis eram desmanchados em locais escondidos e as peças, distribuídas entre as autopeças e vendidas aos clientes em meio a lotes legalizados.

As estatísticas indicam a re­lação entre a máfia dos des­manches e o aumento no nú­mero de carros levados por bandidos. Em 2007 – quando a Secretaria de Estado da Segurança Pública começou a divulgar os índices – a média era de 16,3 veículos furtados e roubados em Curitiba por dia. No ano passado, foram 25,5 por dia.

Com a substituição dos delegados acusados de integrar o esquema, o índice começou a recuar pela primeira vez. No primeiro trimestre deste ano, a média de veículos levados por bandidos ficou em 23,4 por dia. Dados repassados pela DFRV apontam que o índice vai fechar o semestre neste patamar.

Outro lado

Em nota, o Departamento da Polícia Civil disse que não comenta "abstrações" sobre supostos casos de corrupção na DFRV e ressalta que nenhum policial foi denunciado no "pseudoesquema", no período entre 2005 e 2010.

"Polícia depenou o meu carro", acusa vítima

Era noite de sábado, fevereiro de 2009, quando Gustavo (nome fictício) estacionou seu carro – um Golf – em frente ao prédio onde mora um amigo, no bairro Ahú, em Curitiba. Nem chegou a desligar o veículo. Dois homens armados deram voz de assalto, obrigando-o a seguir com eles. Poucas quadras adiante, no entanto, os ladrões se decepcionaram ao saber que o veículo era modelo 1.6, pois "procuravam" um 2.0.

"Eram profissionais. Quan­do souberam que não era o tipo que eles queriam, me disseram para ficar tranquilo, que abandonariam o carro em seguida, depois da fuga", contou Gustavo, que foi libertado pelos bandidos sem sofrer um arranhão.

Duas semanas depois, uma ligação da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo (Grande Curitiba), informou que tinham achado o carro. Mas, ao chegar lá, Gustavo teve uma decepção: havia apenas a carcaça do Golf. "Levei um susto. O carro estava desmanchado. Fiquei encucado", disse.

"Surpresas"

As suspeitas aumentaram quando, pouco depois, um amigo que mora próximo à delegacia assegurou que o Golf de Gustavo, ainda intacto, permaneceu estacionado em frente à delegacia por vários dias seguidos. "A própria polícia desmanchou meu carro", concluiu. Quando o guincho levava a carcaça do automóvel à sua casa, outra revelação. "O motorista disse que é comum levar carros para cortar em desmanches. Sempre tem policial no meio. Mas, como não podia provar, não levei a história adiante", resignou-se.

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