i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comissão sobre morte de João Alberto Freitas

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

  • PorEstadão Conteúdo
  • 27/11/2020 15:00
Rodrigo Maia quer que o Congresso discuta soluções para combater o racismo no Brasil
Rodrigo Maia quer que o Congresso discuta soluções para combater o racismo no Brasil| Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (27) que o racismo no Brasil é estrutural e defendeu que o Congresso encontre soluções junto com a sociedade para o problema. Maia participou nessa manhã de reunião da comissão externa que acompanha o caso João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre (RS).

Maia classificou o episódio como "tragédia" e um "absurdo". Ele afirmou que é necessário que parlamentares discutam sobre discriminação racial de forma permanente na Casa, para que o Brasil seja um país com menos desigualdades, em que todos sejam respeitados.

"Infelizmente a gente sabe que o racismo no Brasil é uma questão estrutural, não vem de hoje, vem de longe. Acho que nós precisamos de forma definitiva aproveitar este momento e esse grupo para que gente possa fazer um debate com apoio da sociedade e a gente possa introduzir de forma definitiva na pauta da Câmara essa questão e as soluções que a política precisa encontrar junto com a sociedade", afirmou.

Instalada nesta semana, a comissão irá acompanhar os desdobramentos da investigação do caso e promover reuniões e audiências públicas para debater o tema. Na próxima terça-feira (1), integrantes do colegiado vão se reunir com autoridades em Porto Alegre. Também está prevista uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

O coordenador do grupo, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), disse que um dos principais focos de atuação do grupo é formular propostas legislativas para coibir o racismo. O grupo deve apresentar um projeto para determinar a aplicação de sanções econômicas para empresas acusadas de prática racista, como a proibição de participação em licitações públicas e em programas de incentivo fiscal.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Taiguara

    ± 23 horas

    Existe algum indício ou prova que o assassinato foi motivado por racismo para o Maia estar juntando essas pautas? Ou ele é apenas um demagogo populista mesmo louco para surfar qualquer onda?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Montenegro

      28/11/2020 6:34:16

      O que a sociedade precisa discutir urgentemente, é como retirar da política nacional, esse tipo de lixo oportunista, do qual Rodrigo Maia é o maior exemplo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.