• Carregando...
Eleição para conselheiros tutelares, neste domingo (1).
Eleição para conselheiros tutelares, neste domingo (1).| Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

As eleições para os Conselhos Tutelares no Brasil, que ocorreu neste domingo (1/10), foram marcadas por maior adesão de eleitores, sistema fora do ar e atraso em boa parte do país. O processo de escolha foi encerrado às 17h e o pleito vai eleger cerca de 30,5 mil pessoas para atuarem na defesa dos direitos das crianças e adolescentes durante os próximos quatro anos. Pela primeira vez, mais de 56 mil urnas eletrônicas, cedidas pela Justiça Eleitoral, foram usadas em todo o país.

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) informou que a totalização dos votos seria divulgada ainda neste domingo a partir de 20h, mas com a falha no sistema de contagem de votos em muitos lugares, como em Brasília, a divulgação irá atrasar. Os resultados oficiais só serão divulgados na terça-feira (3) por meio do Diário Oficial de cada estado.

A primeira localidade onde foram divulgados os resultados, segundo o MDHC, foi Fernando de Noronha (PE), onde houve aumento da participação social, 11% do eleitorado compareceu às urnas. O percentual representa o dobro da participação registrada em 2019.

De acordo com MDHC, três municípios tiveram o registro de eleições indiretas, com votos irregulares de vereadores, foram Uberlândia (MG), Rio Largo e Santana do Ipananema, ambos em Alagoas. E em pelo menos 16 municípios às eleições foram adiadas em função de problemas na configuração das urnas ou por falta de condições para realizar o pleito.

Para ter acesso ao resultado, os eleitores poderão consultar as Prefeituras ou conselhos municipais dos direitos da Criança e do Adolescente. Os conselheiros eleitos tomarão posse no cargo em 10 de janeiro de 2024.

A Gazeta do Povo mostrou que conservadores se organizaram para as eleições de conselheiros tutelares. Em Curitiba, grupos se mobilizaram para apoiar candidatos novos, além de realizar uma espécie de sabatina com os atuais conselheiros tutelares da região. Tudo isso para evitar que pessoas que ocupem o cargo sejam ineficientes ou que defendam bandeiras como legalização das drogas e ideologia de gênero.

Eleições nos estados

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal informou, na noite deste domingo, que a eleição para conselheiros tutelares ocorreu “dentro da normalidade e tranquilidade esperada”. Porém, uma instabilidade no sistema impediu a apuração dos resultados. “Os eleitores tivera uma participação expressiva e, certamente, haverá um aumento considerável na participação popular do pleito”, diz o TRE-DF.

Em Minas Gerais, foram relatados vários transtornos na hora da votação e muitas filas, o que fez com que muitas pessoas desistissem de participar do pleito, segundo o jornal Estado de Minas.

Já em Fortaleza, capital do Ceará, o Diário do Nordeste informou que eleitores relataram que seus nomes não estavam na lista e voltaram para casa sem conseguir votar.

Na capital paulista, mesários e eleitores relataram que o comparecimento foi acima do esperado. Por outro lado, a Folha de São Paulo ainda disse que houve casos de eleitores que se depararam com locais de votação fechados e tiveram dificuldade de encontrar os endereços corretos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]