• Carregando...

58 são detidos por fraudes em empréstimos em Itaperuçu

Foi desmantelado nesta segunda-feira (2) um esquema de empréstimos consignados irregulares dentro da prefeitura de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba. Ao todo, foram expedidos 88 mandados de busca e apreensão e 58 pessoas foram detidas para averiguação. Dessas, oito são suspeitas de comandar a fraude. O golpe causou um prejuízo de quase R$ 1 milhão ao Paraná Banco, que mantinha um convênio com a prefeitura da cidade para conceder empréstimos com desconto em folha de pagamento aos funcionários municipais.

Leia a matéria completa

A polícia prendeu ontem mais 12 envolvidos no esquema de fraude em empréstimos que gerou prejuízo de R$ 1 milhão ao Paraná Bancos em convênio firmado com a prefeitura de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, segundo informações da Agência Estadual de Notícias. Somados aos 58 detidos na terça-feira, sobe para 70 o número de prisões feitas nesta operação.

Desde 2007, a prefeitura de Itaperuçu tem um convênio com o Paraná Banco para conceder empréstimos consignados (com desconto direto na folha de pagamento, o que geralmente se reflete em juros menores) por intermédio da empresa Century Investimentos Ltda. Há cerca de um mês, o banco pediu ao Núcleo de Repressão contra Crimes Econômicos (Nurce) para investigar uma série de faltas de repasses referente ao pagamento dos empréstimos.

Segundo o Nurce, funcionários do departamento de recursos humanos da prefeitura teriam falsificado contracheques e outros documentos necessários para as transações, para o desvio de dinheiro, assim utilizando laranjas no esquema há quatro meses. Os tipos de argumentos usados para aliciar os laranjas eram diversos, mas sempre era claro que haveria ganho para a pessoa bastando ceder a assinatura e alguns documentos.

O caso está sob segredo de Justiça. Por isso, os nomes dos envolvidos não serão divulgados. De acordo com o Nurce, oito pessoas seriam os articuladores do esquema, sendo seis deles funcionários da prefeitura.

Nada a declarar

O departamento jurídico do Paraná Banco informou que não dará nenhuma declaração sobre o caso, pois respeita a determinação do Nurce. A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a empresa Century Investimentos, porém ninguém foi encontrado para falar sobre o caso. Dois funcionários da empresa fariam parte da montagem e execução do esquema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]