Dois novos casos da gripe A H1N1 foram confirmados na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, nessa terça-feira (7), de acordo com o 33º Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Dessa forma, o Paraná já tem 35 casos confirmados da nova gripe, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual.

CARREGANDO :)

Um dos casos foi de um jovem que esteve na Argentina e no Paraguai, e teve os sintomas da doença a partir de 23 de junho. Segundo a Sesa, o rapaz já passou do período de isolamento domiciliar e já voltou à rotina normal.

A segunda situação foi de uma criança que pertence a uma família em que já haviam sido detectados outros dois casos da doença. A confirmação foi feita a partir de critérios clínicos/epidemiológicos. O menino passou a apresentar os sintomas da doença em 30 de junho e também já retornou às suas atividades.

Publicidade

Até o momento 137 situações em que havia possibilidade da doença foram descartadas. Outros 391 casos são suspeitos e estão sendo monitorados.

Os 35 casos da gripe suína foram confirmados nas seguintes regiões do estado: Curitiba (18), Ponta Grossa (8), Foz do Iguaçu (2), Londrina (1), Cascavel (1), Toledo (1), Pato Branco (1), Apucarana (1), Umuarama (1) e Maringá (1).

A SESA salientou ainda que os resultados dos exames podem demorar até dez dias, por causa da grande quantidade de exames. O órgão afirmou também que não há motivo para suspensão de aulas e demais atividades.

A recomendação da Sesa é para que todas as pessoas que retornaram de viagens ao exterior, ou tiveram contato com pessoas que viajaram, e tiverem sintomas como febre, tosse e dor no corpo - no prazo de dez dias – procurem um posto de saúde e comuniquem sobre o caso.

Veja também
  • Prefeitura de São Borja diz que nova gripe não matou caminhoneiro
  • OMS registra quase 100 mil casos da nova gripe no mundo
  • Casos de gripe resistentes a remédios são isolados, diz agência da ONU
  • Argentinos questionam política do governo para gripe H1N1
  • Gripe: 4 embarcam com máscara e 20 desistem de voo
  • Temporão: não há motivo para pânico com nova gripe
  • Argentina confirma 60 mortes em pacientes da nova gripe
Publicidade