• Carregando...

Enquanto alguns sonham com o apoio de Lula a um não-petista daqui a quatro anos, o partido do presidente já se movimenta para a sucessão. Recém-lançada no noticiário, a versão de que Marta Suplicy desponta como nome forte na disputa interna atende a dois objetivos do grupo palaciano. O primeiro é conter Aloízio Mercadante, que sairá cheio de apetite da provável derrota em São Paulo. O segundo, resultante do estímulo à competição Marta x Mercadante, é abrir caminho para a candidatura de Tarso Genro.

O xadrez de 2010 convive com jogo mais imediato, destinado a definir que petistas estarão à mesa com Lula na hora de dividir o bolo do segundo mandato.

Vade retro 1 – Outra preocupação dos petistas acomodados no Planalto se chama Antônio Palocci. Para desgosto do grupo, Lula ainda conversa um bocado com seu ex-ministro da Fazenda.

Vade retro 2 – Completando a cizânia, também Ricardo Berzoini gostaria de manter Palocci a distância. Candidato a deputado federal como o ex-ministro, o número um do PT entretém a idéia de se tornar presidente da Câmara.

Sonho meu – Pule de dez no ministério do eventual segundo mandato e invariavelmente lembrado para a articulação política, o governador petista Jorge Viana (AC) tem dito que prefere comandar uma pasta da área de gestão ou de infra-estrutura.

Até ele – Enquanto enriquece seu urânio, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, concedeu quatro entrevistas coletivas em um ano de mandato. Luiz Inácio Lula da Silva caminha para completar quatro anos tendo dado apenas uma – e sem direito a réplicas.

Deu nó 1 – Pesquisas qualitativas sugerem que o eleitor de Minas enxerga em Geraldo Alckmin uma ameaça ao projeto presidencial do também tucano Aécio Neves.

Deu nó 2 – Segundo colégio eleitoral do país, Minas é – considerado o arrastão de Lula no Nordeste –, o estado definidor das chances de Alckmin levar a disputa presidencial para o segundo turno.

Na cabeça 1 – O nome de Paulo Maluf (PP) recebeu o maior número de referências espontâneas em pesquisa Ibope sobre intenção de voto para deputado federal em São Paulo. Para estadual, o nome mais mencionado foi o de Campos Machado (PTB).

Na cabeça 2 – Entre os candidatos a federal, o tucano mais citado foi Emanuel Fernandes, ex-prefeito de São José dos Campos e ex-secretário da Habitação de Alckmin. A petista foi Telma de Souza, ex-prefeita de Santos.

Debutante – Fernando Coelho Filho (PSB), mais novo membro da oligarquia que domina a política em Petrolina (PE), virou bicho-papão de votos para deputado. Ameaça tomar a vaga de correligionários como Gonzaga Patriota.

Freio – Depois de encurtar a tramitação do projeto que permite importar pneus usados, alvo do maior lobby em ação no Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), recuou e incluiu a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado no caminho da proposta.

Meio mozarela... – Na terça, a Mesa da Câmara deve adotar saída intermediária para a farra dos cargos de natureza especial, ocupados por funcionários que deveriam trabalhar na estrutura da Casa, mas na prática engordam a assessoria de deputados.

...meio aliche – Aldo Rebelo (PC do B-SP) exigirá que os funcionários batam ponto em Brasília, atuando na Mesa, lideranças ou comissões. Apenas cerca de 300, entre 2 mil, devem ser demitidos de cara. Segundo levantamento da Câmara, eles trabalham para cerca de 150 deputados.

Tiroteio

Do candidato do PSB ao governo de Pernambuco, Eduardo Campos, sobre o manifesto de Fernando Henrique aos eleitores do PSDB.

– As teses de FHC não têm audiência no Brasil real, que está em outro debate. Por isso Lula lidera, para desespero dos tucanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]